O Teatrão está de volta com projeto inovador

Spread the love

Gozadas as férias e o merecido descanso, O Teatrão – Oficina Municipal de Teatro (OMT) prepara-se para mais um ano recheado de atividades. Desta vez, a companhia apresenta um projeto inovador, em que desafia Coimbra a pensar e conhecer melhor a cidade, as histórias e as pessoas que por aqui gravitam.
“De Portas Abertas” será o mote para uma intervenção artística sugerida para o Vale da Arregaça. A ideia passa por realizar o levantamento de “tudo o que vive” naquela zona, ouvir relatos, registar testemunhos e, no fim, apresentar dois espetáculos – um para junho de 2020 e outro para o junho de 2021 – em que será contada a história da Arregaça.
O projeto, pioneiro com este nível de detalhe e produção, vai envolver as 10 turmas de iniciação e continuação da OMT e arranca com um mapeamento da zona, realizado em parceria com a Faculdade de Economia da UC. Os responsáveis vão desafiar os residentes e organizações instalados naquele espaço a participar na atividade, numa experiência que vai misturar ficção e realidade.
“É um upgrade da metodologia que desenvolvemos ao longo dos anos, que passa por abrir-nos ao exterior e chamar a atenção para locais privilegiados do território. O Vale da Arregaça é uma zona mal amada, onde, no meio da cidade, podemos encontrar hortas e rebanhos de cabras. Um espaço onde nasceu um clube centenário como o União de Coimbra, onde existia uma fábrica cheia de histórias…”, contou Isabel Craveiro, diretora d’O Teatrão.
O projeto enquadra-se na vasta programação da companhia, em que se destaca a nova temporada do espetáculo “Richard’s”, cuja estreia foi um enorme sucesso, ou a iniciativa “Aluvião: Teatro e Comunidade no Baixo Mondego”. Esta última vai promover um encontro entre os agentes culturais da região, num espaço “para discutir o teatro”. O encontro, que decorre entre os dias 1 e 3 de novembro, inclui o lançamento da 1.ª edição de “Amadores do Coração”, um concurso que prevê o acompanhamento do Teatrão durante um ano a um coletivo amador.
Depois de uma primeira incursão por Viana do Castelo, o Teatrão inicia a sua atividade em Coimbra com o concerto com Ivy, agendado para 13 de setembro, na Tabacaria da OMT.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.