Consultório de estilo: Os óculos

Posted by

“Como a vovó já dizia” na canção de 1974, de Raul Seixas, no qual com o refrão: “quem não tem colírio usa óculos escuros.”

Os óculos transformaram as nossas vidas, deram-nos mais qualidade e bem-estar. Encontrar um par de óculos perfeito não é uma tarefa complicada, é relativamente simples, principalmente, se consultar alguém especializado que nos ajude.

Há muito que os óculos se tornaram um acessório fashion, popular e cool. Historicamente têm o seu papel bem marcado na transição do tempo. O primeiro registo destaca a etimologia: a sua origem remonta à antiguidade clássica e vem do termo oculus, que quer dizer olho.

Os óculos transformaram-se num instrumento de correção da visão. Só em 1270, na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro. E a seguir, os modelos mais usados no século XV eram o Pince-nez e o Lornhons, sem hastes fixas. Só no século XVII as hastes eram usadas para se apoiar às orelhas.

Antes eles eram pesados e com poucas opções. Acontece que os óculos de graduação deixaram este status para se tornarem um acessório de style. Há inclusive grandes marcas de moda que apostam nos óculos para todos os gostos e níveis de satisfação. Com a exigência do mercado, elas contrataram designers para criar armações com diferentes linhas e aros, em massa, cores e padrões exóticos, que garantem estilo e personalidade.

Graças aos criadores os óculos deixaram de ser usados apenas por necessidade, para serem um complemento indispensável nas produções de moda do dia-a-dia, a pensarem nas pessoas que gostam de seguir tendências e que não se contentam apenas com um par.

Encontrar o modelo de óculos adequado depende exclusivamente de bom senso e sensibilidade, e a armação precisa estar alinhada com o seu estilo. Os óculos têm de corresponder ao formato do rosto, essa é uma regra básica. Por exemplo: um rosto redondo deve ser complementado com óculos angulares.

Devíamos “vestir”, também, um par de óculos, tal como fazemos com as calças e as saias. Há diversos modelos e marcas de óculos de sol e graduação.

Para os de sol é preciso estar atento às lentes com proteção UVA e UVB, além disso, as cores das lentes também proporcionam proteções diferentes.

Os óculos podem fazer a diferença na sua imagem pessoal. Mas os seus olhos, que não se veem a si próprios, exigem muito de si.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.