CIM lança concurso da ciclovia europeia EuroVelo

Posted by
Spread the love

FOTO DB – JOT’ALVES

Municípios da Figueira da Foz, Mira e Cantanhede transferiram para a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra o lançamento do concurso público internacional para a construção da Rede Europeia de Ciclovias (EuroVelo)

A decisão foi aprovada, ontem, na Praia de Mira, na reunião ordinária do concelho executivo daquela comunidade de 19 municípios. A construção da ciclovia e via pedonal europeia, por cerca de três milhões de euros, deverá iniciar-se em 2020, devendo ficar concluída no ano seguinte. O traçado aproveitará as estradas florestais e vias cicláveis já existentes e terá troços em piso compactado e em piso pavimentado. No total, a via terá 83 quilómetros.

No concelho da Figueira da Foz, atravessará o Cabo Mondego, para fazer a ligação entre Quiaios e Buarcos. A ligação ao sul do concelho, por sua vez, será feita através do Alqueidão, cuja ponte será também utilizada por viaturas, com uma única via e com recurso a semáforos. A ligação ao concelho de Pombal, onde ligará à Estrada do Atlântico, com via ciclável e pedonal, que vai até à Nazaré, será feita através da freguesia da Marinha das Ondas.

O maior percurso do processo da futura ciclovia europeia, contudo, já foi percorrido, nos corredores da burocracia, para obter o parecer de 18 entidades, todos eles favoráveis.

 

Notícia completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.