Ciclovia de Coimbra vai ter 14,5 Km e fica pronta daqui a sete meses

Posted by
Spread the love

Daqui a sete meses, se tudo correr bem, já vai ser possível ir de bicicleta desde a estação velha até à Portela. A obra da ciclovia, com mais de 14 quilómetros, foi consignada no primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade.

Para além da dimensão velocipédica, a jornada política, a abrir a Semana da Mobilidade, ficou marcada pela promoção da mobilidade  apeada, no Centro Histórico.  A pé, uma comitiva camarária começou por percorrer, na manhã de segunda-feira, 16 de setembro, algumas ruas da Alta.

O objetivo passou pela redescoberta do trabalho de requalificação de calçadas e infraestruturas no Centro Histórico. Aqui, recorde- -se, a Câmara de Coimbra prevê investir mais de 3,5 milhões de euros.

Em concreto, a iniciativa “Caminha Connosco” passou por obras já prontas e outras em curso, a partir do Largo de São Salvador e culminando na zona da Sé Velha e Quebra Costas. Sublinhe-se que, para esta zona do coração da Alta –a mais concorrida, logo após a Alta Universitária –, o total de investimentos previsto supera os 1,2 milhões de euros.

Já na Baixa, Manuel Machado e os demais membros da comitiva demoraram-se na Praça do Comércio. Aqui, a empreitada prevista – que já está em fase de concurso – ascende aos 528 mil euros. O objetivo é otimizar a “funcionalidade da praça, potenciando a sua utilização pedonal e melhorando o conforto e segurança do espaço”.

Por fim, já na margem esquerda do rio, o presidente da Câmara de Coimbra presidiu ao auto de consignação da empreitada que vai completar a ligação, em ciclovia, entre a estação de Coimbra B e a Portela e o Vale das Flores.

A empreitada reparte-se por quatro lotes, cada um envolvendo um troço da ciclovia. O concurso público resultou na atribuição dos dois primeiros lotes à empresa DIZconstrução, ficando os restantes a cargo da Embeiral  – Engenharia e Construção e da Delfim de Jesus Martins & Irmão. O prazo é de 210 dias.

A ciclovia já tem pronto um pequeno troço, até à ponte-açude, onde passa para a margem esquerda. O regresso à outra banda faz-se pela Ponte Pedro e Inês.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.