Carrinha Vida+ Móvel chega a Poios e Alvaiázare

Spread the love

FOTO DR

Uma viatura está a percorrer a região das Terras de Sicó para promover a saúde e prevenir a doença de várias comunidades do Centro Interior de Portugal.

Segundo comunicado enviado ao DIÁRIO AS BEIRAS, a iniciativa, que é coordenada pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra, arrancou na passada quarta-feira na localidade de Degracias, Soure.

O projeto Vida+ Móvel prossegue para o distrito de Leiria na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, para visitar a aldeia de Poios (Pombal). A carrinha vai estar estacionada junto à Capela, entre as 10H00 e as 16H00, para avaliar o estilo de vida desta população e sensibilizar para a importância de um envelhecimento ativo e saudável.

Nos dias 7 e 8, sábado e domingo, estará em Alvaiázare, junto à Igreja Matriz, entre as 10h e as 16h.

Durante três semanas, a missão é proporcionar um serviço de proximidade na promoção da saúde e prevenção da doença em zonas isoladas e envelhecidas do interior do país, com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar.

A iniciativa arrancou hoje, dia 4, na localidade de Degracias (Soure) e, de acordo com André Pardal, gestor do projecto Vida+ Móvel, “as expectativas iniciais foram superadas, pois a população aderiu bastante e mostrou-se entusiasmada por participar na iniciativa”. Inclusivamente, indicou  que “ainda antes de chegarmos, já tínhamos pessoas à espera: participaram cerca de 20 pessoas — o que corresponde a 10% da população da aldeia —, quando as estimativas iniciais não ultrapassavam as 10 pessoas”.
O itinerário da segunda semana abrange as localidades de Pombalinho (Soure) no dia 11, Chanca (Penela) no dia 12 e Casmilo (Condeixa-a-Nova) no dia 13, sempre entre as 10H00 e as 16H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.