Águas do Centro Litoral lançou obras num total de dois milhões

Spread the love

Acompanhando a forte aposta na educação ambiental, a AdCLÁguas do Centro Litoral lançou, nas últimas semanas, diversas empreitadas nos municípios de Arganil, Leiria, Penacova e Vila Nova de Poiares, que visam “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.
Assim, a nível de abastecimento de água, foram assinados dois contratos das empreitadas de reforço de abastecimento de água aos municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares. A primeira empreitada consiste na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova). A segunda empreitada de execução da conduta adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município de Vila Nova de Poiares, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.
Esta obra consiste na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.
Nesta semana dedicada à Água, a AdCL assina, também, o projeto de execução do abastecimento ao município de Góis através do Sistema da Boavista, mais precisamente a partir do ponto de entrega de Vilarinho, na Lousã.
Já a nível de tratamento de águas residuais, foram assinados cinco empreitadas que vão garantir o correto tratamento de efluentes, nomeadamente a empreitada de execução do novo Ponto de Entrega de Águas Residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos, em Vila Nova de Poiares; a empreitada de reabilitação da remodelação da ETAR de Andorinha (Coimbra); a empreitada de reabilitação da ETAR de São Pedro de Alva (Penacova); a empreitada de construção do Emissário Raposeira/Quinta do Cordeiro” (Leiria), e a empreitada de reconfiguração do Tratamento Preliminar da EEAR de Côja (Arganil).
“Trata-se de um investimento total de perto de dois milhões de euros que vem reforçar o serviço de qualidade em abastecimento de água e saneamento que a Águas do Centro Litoral presta aos seus acionistas”, refere a empresa.
No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL vai percorrer os municípios de Ovar e Vila Nova de Poiares, nos dias 29 e 30 de setembro, respetivamente, para celebrar a efeméride junto de toda a família, consciencializando para o valor da água aliado às boas práticas ambientais no seu uso eficiente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.