Utentes da APPACDM escolhem e comentam “Filmes da Nossa Vida”

Spread the love

DR

Como será que vemos o Rei Leão nos dias de hoje? Será o Dumbo, um elefante prejudicado pelo tamanho de suas orelhas que o impede de andar e correr, causando graves acidentes, é um filme que fala sobre o estigma social? Estes dois filmes foram alguns do escolhidos por pessoas com deficiência e que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Apoio a Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra escolheu para realizar um ciclo de cinema. Afinal, é inegável que certos filmes vão muito além do que é mostrado e mergulham em universos complexos que falam de autoaceitação e do preconceito.

No âmbito da celebração do seu 50.º aniversário, a APPACDM Coimbra preparou, para o mês de agosto, um Ciclo de Cinema em parceria com a Fila K Cineclube. Com o nome “Filmes da Nossa Vida”, esta iniciativa apresenta quatro filmes escolhidos por utentes dos Lares Residenciais da APPACDM Coimbra. Estes mesmos jovens vão assistir, igualmente, aos filmes, e comentá-los no final. Assim, o público vai poder perceber qual a razão para as películas em questão serem os preferidos destes utentes.

Os filmes serão exibidos ao ar livre na Casa de Chá nos dias 21, 23, 28 e 30 de agosto, sempre às 21H00. E serão, depois, comentados não só pelos utentes que escolheram as películas do dia, mas também por personalidades de Coimbra, que irão debater várias temáticas inerentes a estes filmes, como o estigma, a superação da pessoa, os desafios do quotidiano, a doença mental e muito mais.

Programa

21 de agosto: Rei Leão | comentado por Jorge Gouveia Monteiro

23 de agosto: Homem Aranha | comentado por Virgílio Caseiro

28 de agosto: Dumbo | comentado por Pio Abreu

30 de agosto: Nemo | comentado por Manuel Castelo Branco

Notícia completa para ler na edição impressa desta segunda-feira, 12 de agosto, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.