Procuram-se jovens empreendedores com negócios do Espaço

 

IPN – Luís Carregã

Estão abertas as inscrições para a 5.ª edição da Portugal Space Summer School que, de 11 a 13 de setembro, vai desafiar jovens empreendedores a criar serviços ou produtos inovadores que incorporem tecnologia espacial.

A iniciativa é organizada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), que coordena o Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal, e conta com a colaboração do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (UC), do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e do Observatório Geofísico e Astronómico da UC.

Podem candidatar-se na página da iniciativa (https://spacesummerschool.ipn.pt/), até ao dia 31 de agosto, estudantes do ensino superior, investigadores/as de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e jovens empreendedores/as com interesse em explorar o potencial do espaço para criar negócio.

A Portugal Space Summer School dá acesso a conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço para criar soluções inovadoras para negócios terrestres, em áreas como cidades inteligentes, transportes, saúde, agricultura e ambiente, ou para o mercado espacial comercial.

A iniciativa acontece num ambiente estimulante e tem um programa de atividades diversificado, que combina a partilha de conhecimento, o contacto com pessoas, entidades e empresas ligadas ao espaço; desafios para gerar ideias de negócio; experiências, brindes e prémios.

Nesta quinta edição vai participar a Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa, que apresentará oportunidades nesta área, entre as quais o Programa Internacional de Lançamento de Satélites dos Açores.

O Instituto Pedro Nunes coordena o ESA BIC Portugal, um dos 20 centros de incubação da Agência Espacial Europeia a nível europeu, onde são apoiadas startups que transferem tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.