Opinião| Consultório de estilo: Consultores?

Posted by

A Moda não se resume às tendências e o mercado não é apenas o reflexo do que ela propõe de “fora para dentro”, ou seja, a roupa que se usa e que nos faz sentir bem. A moda de certa forma uniformiza as pessoas e sugere uma determinada roupa ou cor que “vista bem”. No entanto, o Estilo é pessoal, confunde-se com a identidade pessoal, ou seja, é o inverso da moda, expressa-se de “dentro para fora”. Falo de singularidade, do estilo de cada um, o que faz as pessoas diferentes, mesmo usando as mesmas roupas.

Às vezes, é percetível que algumas pessoas saem de casa com qualquer roupa, não pensam no que vão vestir. Posso chamar a este comportamento “desapego da imagem”, mas não acho que isso tenha a ver com estilo. Sabemos que a roupa é comunicação e faz parte da nossa relação com o mundo, é uma ferramenta poderosa. Reconhecemos imediatamente algumas personalidades pela roupa, ela é demasiado simbólica e representativa.

Todos sabemos que há roupa que nos faz sentir mais confiante, “chique” ou “sexy”, ou ainda, casual e elegante. Os trabalhos de consultorias ajudam a se relacionar melhor consigo própria e com o mundo; a tomar consciência da importância da imagem. Já reparou no seu tipo físico? Sabe que existem modelagens de roupas que lhe ficam bem?

Vou explanar de forma sintética o que um Consultor de Moda, Imagem e Estilo, fazem e como trabalham. No Brasil são profissões mais recentes do que na Europa e nos Estados Unidos. E claro, a formação pode ser específica ou fazer parte de uma especialização. Gosto de citar a jornalista brasileira, consultora de moda, Gloria Kalil, que, de forma genial, afirma: “a moda é oferta, estilo é escolha”.

Consultor de Moda: é o profissional especializado em tendências, ele analisa as novidades da moda, traduz a visão dos estilistas – transformando a roupa de passarela em roupa do dia-a-dia. Este tipo de consultor, geralmente tem a formação em Moda e está sempre atento aos lançamentos e ao que está acontecendo nas passarelas e fora delas. A visão é de conjunto, trabalham em editoriais de moda, revistas, marcas e lojas de luxo.

Consultor de Imagem: a imagem é independente do estilo e das roupas que usamos. Imagem é o que é visto e o que veem.

Muitas vezes, o julgamento do outro, de acordo com conceitos individuais, não coincide. O consultor de imagem trabalha a comunicação de uma imagem, por exemplo, na hora de criar um dress code profissional para uma empresa. Essencialmente, trabalha a forma como as pessoas se vestem e como gostavam de ser vistas.

Consultor de Estilo: este profissional é especializado em pessoas, lifestyle e personalidade. As ferramentas utilizadas são o autoconhecimento e a autoestima, quando conjugados dão mais segurança e muda a forma como as outras pessoas nos veem e se relacionam. A proposta é conseguir uma imagem coerente, com o objetivo de conhecer a personalidade, identificar os gostos e aperfeiçoá-los. Já sabe que há muito para descobrir e conhecer em si, mas o mais importante é que seja flexível para a mudança e que escolha uma boa consultoria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.