Opinião| Consultório de estilo: A moda de praia

Posted by

Ah! O Verão e as canções, os filmes e os encontros, os festivais, o que nos inspira a escrever e a passar os dias, a aproveitar o sol e a sua notalgia. Confesso que às vezes, fico farta da praia, do que ela significa, do culto do corpo, da beleza efémera, das promoções dos bronzes. A praia é, felizmente, uma oportunidade para as famílias se reencontrarem com a natureza, o mar e o descanso.

A moda de praia é sempre minimalista, resume-se a pouca roupa e muita liberdade. Não se pode esconder a essência, é preciso conhecer e respeitar o corpo, valorizar os pontos fortes, buscar o melhor modelo e combinação: o biquíni, a saída de praia e acessórios, óculos, colares, brincos e chapéus.

A moda de praia é a mais democrática, junta os tradicionais biquínis e os maiôs, favorece os tamanhos de XL ao XS e mistura as peças desportivas às requintadas propostas das marcas. Para ir à praia basta querer usufruir de mar e sol. O resto é o que a imaginação acrescentar à versatilidade. As soluções permitem que cada um tenha o seu estilo summer fashion.

O Verão é, assim, muito mais do que moda; é descoberta, cultura, gastronomia e viagens. Em cada ano aparece sempre algo de novo que merece ser visto, visitado e experimentado. É a estação que está associada às roupas de tecidos leves, coloridas, mangas compridas (sim, para o Verão), saias, assimetrias, drapeados e plissados, além, dos vinhos rosé ou brancos e das praias com esplanadas onde o céu e o mar azul se conjugam.

A temporada dos clássicos de verão está por todo lado com modelos maiores e mais práticos. Por exemplo: a Hot Pants, que são aquelas calcinhas mais largas e de cintura mais alta, e os tops parecidos com as das surfistas estão a conquistar cada vez mais adeptas. Eles têm estilo e são ótimos para quem se quer sentir mais confortável ou esconder alguma gordurinha.

Quem gosta de biquíni, mas não quer o básico, como o modelo cortininha, pode apostar noutra tendência beachwear, como alguns que parecem lingerie. Agora existem tops, cuecas e até maiôs que favorecem todo o tipo de corpo com detalhes que os deixam mais bonitos.

O maiô é outra peça indispensável na mala de verão, nunca sai de moda, é estiloso e as modelagens favorecem qualquer biótipo. Há mulheres que não gostam, mas o que elas, talvez, não saibam é que há modelos que podem fazê-las mudar de ideias. As marcas estão versáteis investindo em tecidos, padrões, cores e estampas que valorizam a silhueta.

Já as tendências para a moda masculina parecem, aparentemente, mais simples. Os homens são exigentes e gostam de especular sobre o que está na moda. No verão, camisas com padrões, polos simples slim fit para combinar com blazers de tecidos mais leves (como linho) e calças curtas, ou dobradas sem meias, em cores cruas.

O Verão devolve-nos o diálogo com o corpo, aproxima-nos do que é essencial. A moda de verão deve ser o reencontro com o bem-estar, evidenciando a sensualidade e a beleza, numa relação saudável com a natureza. Ah! Não se esqueça de levar um bom livro para férias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.