Miguel Angelo, The Gift e festival One Man Band na programação do Teatro da Guarda

Posted by
Spread the love

DR

Concertos de Miguel Angelo e The Gift, o Festival Internacional One Man Band e as comemorações do Dia Mundial da Música destacam-se na programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os últimos quatro meses do ano.

O cantor Miguel Angelo sobe, pela primeira vez, ao palco do grande auditório do TMG, no dia 20 de setembro e, no dia 27 de novembro, é a vez do grupo The Gift atuar naquele espaço, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.

Ainda na música, destaque para as comemorações do Dia Mundial da Música, 1 de outubro, com a realização da iniciativa MúsicaAconchego, que vai consistir na realização, ao longo do dia, de nove miniconcertos e de um concerto completo, entre as 10H00 e as 23H30.

Na conferência de imprensa de apresentação da programação do TMG para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o coordenador e programador Victor Afonso afirmou que os concertos serão realizados em “sítios inusitados” do complexo cultural, como a sala de ensaios, o edifício polifónico e o ‘foyer’ do grande auditório.

Segundo o responsável, a organização convidou para a iniciativa “exclusivamente músicos da Guarda ou que tenham uma ligação forte” à cidade.

Estão agendados concertos de canto lírico (Helena Neves), percussão (Tiago Pereira), música portuguesa (Paulo Monteiro e Jorge Maia), jazz (João Roxo), clássica (Alé & Olé Duo e Passione), cantautor (Miguel Calhaz), blues (Rui Correia & Ricardo Torrão), fado (Tânia Patrício) e eletrónica (Pedro Arruda).

Nos dias 18 e 19 de outubro, o café concerto do TMG acolhe mais uma edição do Festival Internacional One Man Band. Atuam, no dia 18, Fred Raspail (França), Hombre Lobo Internacional (Espanha) e Anibal (Portugal) e, no dia 19, Elli de Mon (Itália), Leadfoot Tea (Suécia) e Zorba (Portugal).

A programação do TMG para os últimos quatro meses deste ano, que arranca no dia 4 de setembro, com um concerto da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, contempla ainda concertos de The Happy Mess (25 setembro) e Sarah MacCoy (31 outubro), entre outros.

No teatro, realce para as peças “2513 – O Livre Pensamento”, do Sincera Teatro, sobre Carolina Beatriz Ângelo, que estreia no 16 de outubro, e para as produções “Geração Z” (Aquilo Teatro, dias 12 e 13 de dezembro) e “Coração débil” (Teatro do Calafrio, dias 19, 20 e 21 de dezembro).

Nas artes plásticas, a galeria de arte do Teatro da Guarda acolhe, entre 23 de outubro e 23 de novembro, a exposição da Fundação de Serralves “Mesa dos Sonhos – Duas Coleções de Arte Contemporânea”, com curadoria de João Silvério.

O mesmo espaço receberá, de 06 de dezembro a 03 de janeiro, a exposição de fotografia “20 Olhares, 20 Fotografias, 20 Concursos e 20 Prémios” de António Tedim.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, disse, na conferência de imprensa, que a programação do TMG para os últimos quatro meses de 2019 é “multidisciplinar” e privilegia os artistas locais e regionais.

Segundo o autarca, a programação cultural, que “continua na tónica da qualidade” e da “diversidade”, apresenta também um reforço da dimensão educativa e pedagógica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.