GNR resgata 23 migrantes no mar Egeu e deteta mais 85

Posted by

DR GNR

A GNR resgatou ontem de madrugada 23 migrantes, sete crianças, sete mulheres e nove homens na ilha de Samos, no mar Egeu, e detetou mais 85 resgatados por uma embarcação grega.

Em comunicado, a GNR adianta que os militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) destacados na ilha de Samos-Grécia, encontrou uma embarcação de borracha sobrelotada e à deriva perto da que transportava a bordo 23 migrantes.

As pessoas receberam água e produtos alimentares, dado que “apresentavam sinais visíveis de desidratação” sendo depois transportados para o Porto de Malagari.

Também ontem de madrugada, e durante uma ação de vigilância junto à costa, efetuada pelo Posto de Observação Móvel (POM), os militares portugueses detetarem, na zona noroeste da ilha de Samos, uma embarcação com 62 migrantes a bordo, tendo a equipa estabelecido contacto com uma embarcação da Grécia, que fez o resgate.

Integrada na missão da Frontex, a GNR “desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.