Eleições: Vinte partidos e movimentos concorrem no círculo de Viseu

Posted by
Spread the love

DR

Vinte partidos e movimentos apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Viseu às eleições legislativas de 6 de outubro, para uma legislatura na qual o distrito terá oito representantes e não nove, como anteriormente.

De acordo com as listas afixadas no Tribunal de Viseu, que a agência Lusa consultou, os 20 partidos que concorrem pelo círculo de Viseu são, pela ordem no boletim de voto: PURP, CDS-PP, PAN, PDR, PS, PPM, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PTP, RIR, PCTP-MRPP, JPP, Partido da Terra, Nós Cidadãos, CDU, Aliança, PSD, PNR, Livre e Chega.

 

Cabeças de lista dos vinte partidos e movimentos

O ex-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, encabeça a lista do PSD, enquanto o presidente da Câmara de Mangualde (com mandato suspenso), João Azevedo, lidera a do PS.

O histórico autarca social-democrata, de 70 anos, ocupou durante 24 anos (entre 1989 e 2013) o cargo de presidente da Câmara de Viseu. Assumiu a liderança da ANMP entre 2002 e 2013 e também foi eurodeputado.

No que respeita ao PS, a lista pelo círculo eleitoral de Viseu será encabeçada por João Azevedo, que foi recentemente diretor da campanha da lista socialista ao Parlamento Europeu, liderada por Pedro Marques.

João Azevedo, de 44 anos, foi pela primeira vez eleito presidente da Câmara de Mangualde em 2009 e encontrava-se no seu último mandato.

Como cabeças de lista pelo círculo de Viseu concorrem ainda o técnico de turismo Hélder Amaral, de 52 anos, pelo CDS-PP, a psicóloga Bárbara Xavier, de 27 anos, pelo Bloco de Esquerda, o geólogo Miguel Rosado, de 40 anos, pela CDU, o advogado Manuel Prior, de 67 anos, pelo Partido Democrático Republicano (PDR), e o relojoeiro José Cruz, de 67 anos, pelo Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP-MRPP).

Os eleitores de Viseu poderão ainda votar nas listas lideradas por António Barreto (54 anos, professor), do Nós Cidadãos, João Rodrigues (59 anos, professor), do Chega, João Mendes (62 anos, reformado), do Juntos pelo Povo (JPP), Patrícia Araújo (43 anos, empregada logística), do Partido Nacional Renovador (PNR), ou Norberto Albuquerque (62 anos, mediador imobiliário), do Partido da Terra.

São ainda cabeças de lista por Viseu Daniela Ramos (31 anos, médica), do Partido Trabalhista Português (PTP), Sónia Veiga (43 anos, médica veterinária), do Livre, Armando Formoso (43 anos, mediador imobiliário), do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), José Pereira (61 anos, dentista), do Partido Popular Monárquico (PPM), Carolina Almeida (36 anos, psicóloga e formadora), do PAN, Ludgero Silva (53 anos, eletricista), do RIR, Filipe Barbosa (30 anos, desenhador projetista), da Iniciativa Liberal, e Pedro Escada (41 anos, empresário), do Aliança.

Comparando com o número de eleitores das últimas legislativas, realizadas a 4 de outubro de 2015, Viseu perdeu perto de 24 mil eleitores, o que levou à redução de nove para oito mandatos de deputado.

Em 2015, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) foi a força política mais votada nos 24 concelhos do distrito de Viseu, conseguindo eleger seis deputados, enquanto o PS manteve os três que já tinha conquistado em 2011.

A coligação obteve 51,05% dos votos e conseguiu eleger os seis deputados, os mesmos que o PSD e o CDS/PP em 2011 (5+1).

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.