Eleições: Vinte e uma listas concorrem a dez mandatos pelo círculo de Leiria

Posted by

DR

Vinte e um partidos e movimentos apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Leiria para as eleições legislativas de 6 de outubro, com PS a apostar no presidente da Câmara de Leiria e o PSD na líder da JSD.

Segundo o conjunto de listas entregues no Tribunal de Leiria, consultado hoje pela agência Lusa, concorrem pelo círculo de Leiria, que elege dez deputados, PSD, PS, CDS-PP, BE, CDU, PDR, PAN, PCTP-MRPP, Livre, MPT, PNR, PTP, MAS, Nós Cidadãos!, PPM, PURP, Juntos Pelo Povo, Aliança, RIR, Iniciativa Liberal e Chega.

O PSD e CDS-PP concorrem desta vez em separado, depois de em 2015 se terem candidatado em coligação e conquistado seis mandatos (cinco para os sociais-democratas e um para o CDS-PP).

Margarida Balseiro Lopes, 29 anos, natural da Marinha Grande, líder da JSD e atual deputada, encabeça a lista dos sociais-democratas, cuja composição foi contestada na região, levando à demissão do presidente da Distrital do PSD, Rui Rocha.

O PS escolheu o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, para ser cabeça-de-lista por Leiria. O autarca de 70 anos é administrador tributário aposentado e cumpria o terceiro mandato, que suspendeu na segunda-feira, passando a autarquia a ser liderada por Gonçalo Lopes.

A jornalista Raquel Abecasis, natural de Lisboa, 50 anos, foi a escolha do CDS-PP para Leiria, ocupando o lugar que já foi da líder do partido Assunção Cristas.

O Bloco de Esquerda apostou em Ricardo Vicente, 35 anos, engenheiro agrónomo, para cabeça-de-lista, que substitui o deputado Heitor de Sousa.

Para tentar garantir um deputado na Assembleia da República pelo círculo de Leiria, a CDU apostou na atual líder do PEV, Heloísa Apolónia, 50 anos, jurista.

O PAN – Partido Pessoas Animais e Natureza tem como cabeça-de-lista Rui Prudêncio, 44 anos, bibliotecário de profissão.

O LIVRE terá como candidato por Leiria Filipe Honório, 28 anos, técnico de desenvolvimento local, o PDR – Partido Democrático Republicano leva a eleições Pedro Miguel Serra, 48 anos, arquiteto, enquanto o PNR – Partido Nacional Renovador volta a apostar em João Pais do Amaral, 44 anos, empresário.

O Partido da Terra – MPT apresenta Amílcar Henriques Gaspar, 50 anos, gestor de empresas de Leiria e ex-presidente da Junta de Regueira de Pontes.

A lista do Partido Popular Monárquico é encabeçada por Luís Almeida, 39 anos, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais e gestor de profissão.

Pedro Ladeira, 59 anos, foi o cabeça-de-lista escolhido pelo Nós Cidadãos!, enquanto Sérgio Gomes, 40 anos, assistente comercial, é o número um da lista do Juntos Pelo Povo.

Pela primeira vez concorrem pelo círculo de Leiria, o Aliança, que apostou na advogada Joana Ferraz, e o Chega, cujo cabeça-de-lista é Luís Paulo Fernandes, 42 anos, empresário.

O Iniciativa Liberal, tem como número um por Leiria o estudante Bernardo Blanco, 23 anos, e o RIR – Reagir – Incluir – Reciclar, concorre com Márcia Henriques, 41 anos, advogada.

São ainda cabeças-de-lista por Leiria, Luís Miguel Marques, 41 anos, psicólogo (MAS – Movimento Alternativa Socialista), Edite Rosa Veiga, 62 anos, doméstica, (PURP – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas), Ruben Crasto, 46 anos, trabalhador independente (PTP – Partido Trabalhista Português) e Adelino Pereira, 68 anos, serralheiro reformado.

A campanha eleitoral para as eleições para a Assembleia da República irá decorrer entre 22 de setembro e 4 de outubro.

Nas legislativas de 2015 foram eleitos pelo círculo de Leiria: Teresa Morais, Feliciano Barreiras Duarte, Pedro Pimpão Margarida Balseiro Lopes e José António Silva pelo PSD, Margarida Marques, António Sales e José Miguel Medeiros pelo PS, Assunção Cristas pelo CDS-PP e Heitor de Sousa pelo BE.

One Comment

  1. Leonel André Leal says:

    O cabeça de lista do PCTP/MRPP, será um fantasma??, ainda não começou e já está assim.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.