DARQ e Reitoria discutem projeto para o Colégio das Artes

Spread the love

DB-|e|Isa Cadete

O problema não é novo e a solução tarda em chegar. Contudo, em breve, o Colégio das Artes, espaço com evidentes sinais de degradação, pode ver confirmada a tão reivindicada requalificação das suas instalações.

O Departamento de Arquitetura (DARQ) da Universidade de Coimbra (UC) aproveitou a chegada da nova equipa reitoral para intensificar este pedido urgente e já apresentou um estudo prévio global do projeto de reabilitação do espaço, da autoria de Paulo Providência, docente da escola, com a colaboração de Diogo Rodrigues e António Moreno. Os responsáveis do departamento reuniram-se recentemente com Alfredo Dias, vice-reitor da UC, para revelar este plano, que prevê uma “intervenção de fundo” no edifício e nas áreas envolventes, que deverá custar entre nove a dez milhões de euros.

(…)

Pergunta do dia: Intervenção nas instalações do departamento é necessária?

Philippa Remhof, 24 anos, estudante

“Não há dúvidas que o edifício carece de obras. Desde o primeiro ano que era comum ver telhas da cobertura a levantarem, infiltrações constantes e a queda do teto, ora na galeria de acesso, ora nas salas de aula. Foram inúmeros os trabalhos de alunos que vi estragados porque uma tempestade abria as portadas interiores e, como não havia vidros em todas as janelas, a água destruía as folhas A1 dos alunos. Quase todos os anos havia zonas interditas porque o teto tinha caído e são comuns as falhas de electricidade por haver sobrecarga, ou por não haver potência suficiente para manter luzes e tomadas ocupadas. Cheguei a ter aulas com o flash do telemóvel ligado para poder mostrar o meu projeto ao professor.”

 

 

 

 

 

Ler notícia e depoimentos completos na edição impressa de hoje, quarta feira, 7 de agosto, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.