Catarina Costa é tricampeã europeia universitária de judo

Posted by

 

Judo AAC

A atleta da Secção de Judo da Académica, Catarina Costa, em representação da Universidade de Coimbra/Associação Académica de Coimbra (UC/AAC), conquistou, ao início desta tarde, a medalha de ouro no Campeonato Europeu Universitário de judo, competição que decorre em Zagreb, na Croácia, até ao próximo sábado, 3 de agosto.

A judoca conimbricense,  que também é estudante de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), alcançou, nos -48 kg, o terceiro título europeu universitário consecutivo, depois dos triunfos, ambos em Coimbra, em 2017 e 2018. No caminho até ao 1.º lugar, Catarina Costa começou por afastar a ucraniana Oksana Makhota, nos quartos-de-final. Na luta por um lugar na final, a atleta da UC/AAC derrotou a francesa Mathilde Pardon, da Université Grenoble Alpes. No combate decisivo, Catarina Costa ganhou o ouro após derrotar a alemã Mira Ulrich, da Universidade de Colónia (Die Universität und ihr Siegel – Universität zu Köln).

Judo AAC

Apesar da prova não pontuar para o ranking mundial, Catarina Costa, para além de somar mais um título, utilizou a prova de Zagreb para preparar o Campeonato do Mundo 2019, prova que vai decorrer em Tóquio, Japão, entre os dias 25 e 31 de agosto.

Francisco Mendes alcança bronze nos -60 kg

Para além do ouro de Catarina Costa, a UC/AAC viu Francisco Mendes, também atleta da Secção de Judo da Académica, alcançar a medalha de bronze (3.º lugar), nos -60kg. O estudante do curso Farmácia, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, foi derrotado, no primeiro combate, pelo francês Theo Raoul Hebrard, da Université Paris Diderot, judoca que venceu a competição.

Na luta pelo bronze, nas repescagens, Francisco Mendes superou o francês da Université de Bordeaux, Maxime Sonilhac, garantindo o 3.º lugar após o triunfo, por ippon, diante do judoca espanhol Carlos Antón Zurdo, da Universidad de Salamanca. A dupla de Coimbra foi acompanhada em Zagreb pelo presidente da Secção de Judo da Académica, Filipe Rosa.

Francisco Mendes, Catarina Costa e Filipe Rosa em Zagreb – Foto Judo AAC

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.