Canoagem/Mundiais: Seleção com o pleno rumo às ‘meias’ em dia de Norberto Mourão

Posted by
Spread the love

Norberto Mourão DR FPC

Portugal fez hoje o pleno de apuramentos para as meias-finais dos mundiais de canoagem, com as quatro tripulações a serem bem-sucedidas, num dia em que Norberto Mourão se sagrou vice-campeão na paracanoagem.

O atleta português, que já tinha sido medalha de bronze nos europeus deste ano, cumpriu os 200 metros da categoria VL2 em 52,82 segundos, sendo apenas batido pelo brasileiro Luís Silva, campeão paralímpico, por 1,14 segundos, enquanto o polaco Jakub Tokarz completou o pódio, a 1,53 do vencedor.

Durante a tarde, os K4 500 seguiram para as meias-finais, com Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela a serem quartos nos masculinos, e Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho sextas nos femininos.

As meias-finais realizam-se no sábado à tarde, sendo que as primeiras sete embarcações se qualificam para Tóquio2020.

De manhã, Fernando Pimenta iniciou a defesa do título mundial de K1 1000, ao ganhar a sua eliminatória, indo agora disputar na sexta-feira o acesso à final.

Pimenta liderou a sua prova de início ao fim, terminando em 3.29,87 minutos, e superou o norueguês Lars Magne Ullvange e o australiano Van der Westhuyzen.

O acesso à final, que qualifica os cinco primeiros para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, é disputado na tarde de sexta-feira em três semifinais, nas quais apuram os três mais fortes.

Em C2 1000, Marco Apura e Bruno Afonso seguem em frente com o sexto lugar na sua prova, que cumpriram sem grande esforço, uma vez que a meio deixaram de disputar as posições da frente.

Na sexta-feira à tarde, os moldes de apuramento são iguais aos de Pimenta, com a passagem à final dos três melhores de cada uma das séries: no caso da C2 1000, há oito embarcações com entrada direta para Tóquio2020.

Os mundiais da Hungria reúnem um recorde de 102 países e mais de 1.300 atletas.

A Lusa viajou a convite da Federação Portuguesa de Canoagem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.