Requalificação urbana e turismo da natureza no topo dos investimentos de Penacova

Posted by

FOTO DR

Com a realização das Festas do Município, a partir de hoje, e o Feriado Municipal, a 17 de julho, é tempo de fazer uma radiografia do desenvolvimento do concelho. Que obras estão feitas e quais é que estão em carteira?
Com o atual executivo a concluir mandato e meio, a prioridade é aplicar os fundos comunitários dos projetos aprovados, bem como os que se perspetivam, de forma a desenvolver e concretizar a estratégia de desenvolvimento que definimos. Neste quadro, o plano de ação determina a reabilitação urbana que está a ser feita no Parque Municipal, conhecido como Ténis, com um investimento de 505 mil euros, financiado a 85 por cento com fundos comunitários; e o lançamento, no início de 2020, da requalificação do antigo tribunal, contemplando um espaço polivalente, com área expositiva e salas para reuniões. Neste caso, o investimento é de 650 mil euros, igualmente com comparticipação da Europa.

Penacova faz parte do lote de municípios, dos distritos de Coimbra e norte de Leiria, que está na constituição da futura empresa Intermunicipal de Água, Saneamento de Águas Residuais e de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos. Quais os benefícios que os concelhos poderão vir a ter?

No nosso caso, a componente da rede de saneamento e abastecimento de água é estruturante. Estão a realizar-se obras nas localidades de Chelo e Chelinho (Lorvão) e em Telhado (Figueira do Lorvão). São trabalhos que estão no terreno, com comparticipação do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, da Estratégia Portugal 2020.
Se, entretanto, a constituição da empresa intermunicipal avançar, de acordo com os prazos previstos, as próximas empreitadas ficam por conta dessa estrutura.
Na área da educação, só estamos à espera do visto do Tribunal de Contas para lançar a empreitada de construção do Centro Educativo de Figueira do Lorvão, que tem financiamento garantido de 600 mil euros, de fundos comunitários, e outros 800 mil euros de crédito bancário, aprovado em Assembleia Municipal. Será um centro educativo a construir nos mesmos moldes dos já edificados em Penacova e Lorvão.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.