Movimento de Tábua reclama melhor serviço de saúde no concelho

Posted by
Spread the love

DR

Um movimento de cidadãos do município de Tábua, no distrito de Coimbra, promove na sexta-feira uma tribuna pública para reivindicar mais saúde no concelho, nomeadamente o aumento de médicos no Centro de Saúde, foi hoje anunciado.

“O serviço de saúde no concelho está cada vez pior e já este ano encerraram a consulta aguda”, denunciou à agência Lusa Bruno Dinis, um dos coordenadores do Movimento Mais Saúde Em Tábua, recentemente criado.

O movimento considera que “não é justo” os habitantes de Tábua terem de se deslocar 30 quilómetros até Arganil para terem acesso a um Serviço de Atendimento Permanente.

Segundo Bruno Dinis, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “tem obrigação de garantir todo o tipo de assistência ao concelho”, que tem cerca de 12 mil habitantes.

O coordenador do movimento salienta que a redução do número de médicos tem provocado imensos constrangimentos à população, “dificultando o acesso aos cuidados de saúde e encarecendo as deslocações, sobretudo num concelho com elevada percentagem de população idosa e com dificuldades de mobilidade e transporte”.

“A saída de médicos tem agravado cada vez mais o serviço prestado”, sublinhou.

Na sexta-feira, na tribuna pública, o Movimento Mais Saúde Em Tábua vai reclamar que “o número de médicos ao Serviço no Centro de Saúde seja aumentado para nove, capacidade máxima do Centro de Saúde”.

O movimento pretende “que sejam criadas pelo Governo condições financeiras, e outras, de forma a fixar o corpo médico no concelho”.

Reivindicam ainda a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Tábua 24 horas por dia e a reestruturação do funcionamento da Extensões do Centro de Saúde de Tábua de Midões e Mouronho, de forma a evitar o seu encerramento.

A tribuna pública vai decorrer na sexta-feira a partir das 18H00 em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.