Helena Freitas nomeada para grupo de peritos da União Europeia

Posted by
Spread the love

Foto Arquivo DB-Luís Carregã

Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra, é membro do “Conselho de missão para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação social”.  O convite partiu do comissário europeu Carlos Moedas, que nomeou, ao todo, 75 peritos internacionais, para cinco Conselhos de Missão, entre os quais outros quatro portugueses.

“É com enorme satisfação, total empenho e sentido de responsabilidade que assumo esta missão”, escreveu, na sua página do Facebook, Helena Freitas, antiga vice-reitora da UC e ex-responsável pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Para além do “Conselho de missão para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação social”, Carlos Moedas nomeou também peritos para os Conselhos de Missão para o Cancro (que inclui Pedro Pita Barros, da Universidade Nova de Lisboa), para Oceanos Saudáveis, Mares, Águas Costeiras e Interiores (com Tiago Cunha, da Fundação Oceano Azul), para a Neutralidade Climática e Cidades Inteligentes (com Paulo Ferrão, da Universidade Nova de Lisboa), e para a Saúde do Solo e Alimentação (com a portuguesa Teresa Pinto Correia, da Universidade de Évora).

Todas estas cinco grandes missões europeias integram o Horizon Europe, o próximo programa de investigação e inovação da UE (2021-2027).

Como afirma o comissário europeu, Carlos Moedas, ” as missões irão enfrentar alguns dos principais desafios que os cidadãos europeus enfrentam. Com a sua visão e conhecimento, estou confiante de que estes especialistas de primeira categoria vão ajudar a fazer das missões um sucesso, inspirando os cidadãos e mostrando-lhes o que a Europa, e a investigação e a inovação, podem fazer sobre as questões que mais lhes interessam”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.