Expofacic é o espelho do crescimento e desenvolvimento do concelho de Cantanhede

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Qual é o atual conceito da Expofacic 2019, quase três décadas depois do arranque?

Quando a Expofacic foi concebida, há quase 30 anos, destacava-se pela tónica agrícola, industrial e comercial, com uma parte de animação; mas ano após ano foi havendo renovação, mantendo, todavia, esta matriz. Por isso não admira que as empresas queiram aproveitar sempre os mais de 600 espaços disponíveis para as empresas e marcas e, mesmo assim, muitas ficam em lista de espera. São empresas de toda a região e até nacionais e além-fronteiras.
Constata-se que, nestes 10 hectares de feira, a oferta é muito abrangente, indo ao encontro de todos os gostos e refletindo o que pretendemos para o concelho em geral, ou seja, um forte dinamismo empresarial e social.

Trata-se de um evento de grande dimensão, com um elevado nível de exigência de organização?

Temos uma grande equipa de muito bons profissionais, funcionários da câmara municipal e da empresa municipal INOVA, mas que é complementada pela vontade de querer fazer, seja das juntas de freguesia, seja das coletividades e de toda a força associativa do concelho, que funcionam como parceiros e que se revem nesta feira. Consideramos que o crescimento e desenvolvimento de uma terra só vale a pena se for feita com a participação de todos.
Dos oito palcos que temos na feira, para além do principal, que recebe os artistas de maior nome nacional ou internacional; vamos ter 217 espetáculos durante a feira. Sendo que muitos deles são constituídos por ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e vários grupos populares, são milhares de pessoas do concelho e da região que sobem ao palco.
Em complemento temos as tasquinhas que são entregues às juntas de freguesia, que decidem quais as associações presentes. Pode considerar-se que é um subsídio indireto que o município também está a dar – até porque as coletividades não pagam nada para estarem presentes, e ainda beneficiam das estruturas montadas – mas é o reconhecimento do esforço e empenho que fazem para servir. São 47 tasquinhas, embora nem todas sejam de associações, como são os casos de São Tomé, Serviços Sociais do Município, ou a Carne Marinhoa, com os quais temos acordos estabelecidos.
Na realidade, é através das tasquinhas que, na Expofacic, se mostra ao país a qualidade gastronómica do concelho de Cantanhede, que também pode ser apreciada, durante o ano, nas 26 feiras gastronómicas que têm lugar no nosso território. Acresce que conseguimos conjugar o toque gastronómico com o vinho da casta Baga, que é uma fileira a que damos muita importância. Por isso, na feira só se bebe vinhos de Cantanhede, realizando-se sessões temáticas e provas de vinhos e espumantes.

Versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.