Escolas do Mar e da Floresta arrancam ainda este ano

Posted by

Foto DB-Pedro Ramos

Houve atrasos nos processos de extensão das escolas a concelhos como a Figueira da Foz e a Lousã?
São dois problemas separados. O caso da Escola do Mar é um processo que tem quase dois anos, penso que começou em novembro de 2017 e continua por implementar. A Escola do Mar começou inicialmente numa parceria que envolvia a Santa Casa da Misericórdia da Figueira da Foz, para a instalarmos na Casa dos Pescadores em Buarcos. A Misericórdia ganhou um projeto fantástico, de várias centenas de milhares de euros, para recuperar aquele edifício, que implicava reduzir e mudar o espaço que nós iriamos ocupar de uma forma drástica. Ainda assim pensamos em manter o projeto, mas, por sugestão da Santa Casa, foi-nos recomendado a dada altura que procurássemos outro espaço, porque eles iriam ocupar praticamente todo o imóvel. Aceitámos isso de forma absolutamente normal, percebemos que isso era vantajoso para eles, e saímos desse espaço. Temos estado neste tempo em negociações com a Figueira da Foz, já temos espaços cedidos para onde podíamos mudar alguma da nossa formação, mas não no formato que nós queríamos. Uma coisa é integrarmo-nos dentro de uma escola que já existe na cidade e partilharmos o espaço, outra coisa é termos o nosso espaço.

Qual vai ser a opção?
A opção vai ser, em princípio, ter o nosso espaço, que será um espaço da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que nos será cedido para ali instalarmos a Escola do Mar. Ainda não está definido, mas ainda este mês reunirei com o presidente da Câmara da Figueira da Foz.

A saída do anterior presidente da Câmara da Figueira da Foz para o Governo atrasou o processo?
Não, mudou eventualmente o processo. O presidente anterior tinha um espaço em vista, o atual presidente tem outro. Eu quero acreditar que no início de setembro saberemos qual é o espaço que vamos ocupar e estaremos em condições de iniciar o processo de instalação da Escola do Mar, que acredito vai nascer em 2019. Até ao final do ano esperamos ter a Escola do Mar, instalada no seu espaço.

 

Entrevista completa na edição impressa de dia 19 de julho de 2019

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.