Consultório de estilo – Construção da imagem

Posted by
Spread the love

Construir uma casa não é o mesmo que construir uma imagem. Não há melhor construção do que sermos nós próprios, mesmo que tenhamos que assumir determinados risco para tornar verosímil os pormenores. Mesmo assim, há quem se questione como fazer crer o que parece evidente. Estamos perante a metáfora da nossa vida. Darmos a conhecer o que somos através de sinais, de cores, peças de roupa, brincos, sapatos ou, ainda, como olhamos os outros.

A nossa imagem está cheia de histórias que herdámos dos nossos pais e daqueles que nos inspiram. Não existe um manual sobre como construir uma imagem, mas, talvez, exista um jeito de ser. Uma imagem é uma forma de comunicar. É uma metamorfose que inclui a cultura e o papel da mulher|homem na sociedade.

A autenticidade é a expressão máxima da virtude, aliada ao bom senso, equilíbrio e maturidade. É preciso responder a perguntas “incómodas” no dia-a-dia: como devo vestir-me, comportar-me e comunicar? As respostas não podem ser uma cedência, mas uma afirmação da personalidade.

Há exemplos concretos. Uma roupa que não é adequada a uma reunião de negócios não precisa necessariamente de sair do armário. Talvez ela possa ser utilizada num jantar informal. No mesmo sentido, um traje social, mas com algum brilho, pode não ser apropriado para uso no dia-a-dia, mas, talvez, seja interessante para um evento noturno.

Sabendo disso, pergunte-se sempre: será que estou a vestir-me de forma adequada para esta ocasião? A autoanálise é essencial para que saia de casa com a imagem adequada a qualquer evento.

A palavra-chave importante na construção é o equilíbrio. Saber vestir-se e comportar-se é essencial para transparecer elegância e consolidar uma imagem inspiradora para outras pessoas. O equilíbrio, repito, deve ser levado sempre em consideração na sua vida pessoal e profissional.

Saber combinar peças de roupa, sapatos e acessórios é uma tarefa diária de observação e de compromisso consigo própria para que a sua imagem traduza autenticidade.

Lembre-se “estilo pessoal é desenvolver curiosidade sobre si mesmo” segundo Iris Apfel, a mulher mais admirada e ícone da moda, aos 97 anos, assina, ainda, com a maior agência de modelos, a IMG Models.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.