Assunção faz ponto de situação de 10 anos em livro

Assunção Cristas fez o ponto de situação dos últimos 10 anos da sua vida pública e política no livro “Confiança – As mulheres, o poder e o país que ambicionamos para todos”.

Helena Freitas, que apresentou o livro em Coimbra, assim interpretou a obra que vê quase como biográfica.
Não são (ainda) amigas, mas poderiam ser, ressalva Helena Freitas, apesar de se terem integrado listas adversárias, de diferentes partidos, na política.

Sobre algumas passagens do livro, a professora conimbricense comentou: “Eu não tenho exatamente a mesma visão de Assunção, mas vejo que conseguiríamos dialogar e chegar à melhor solução”.

Assim, agradeceu-lhe “enquanto mulher, o esforço e a força de estar nesta vida política”.

Assunção Cristas, professora universitária, foi pela primeira vez eleita como deputada há 10 anos e é atualmente líder do CDS-PP.

No entanto, isto não significa que se trata de um livro para mulheres, refere Assunção Cristas, dado que um dos capítulos trata da família e conciliação com o trabalho. Garante, “é um tema de homens e mulheres”, apesar de confessar que o livro tem um registo muito pessoal e feminino, no qual escreveu sobre temas que fazem parte da sua experiência política e de vida.
Outros dos temas que se destacam são a coesão territorial, a agricultura e até as alterações climáticas. Assunção Cristas não deixa de recordar que há pessoas que se questionam porque é que o CDS fala tanto destes temas, apesar de eleger poucos candidatos no interior do país e explica que “não nos podemos demitir de ter uma reflexão” sobre todo o território.

Assunção Cristas destaca ainda que o livro se chama “Confiança” porque é preciso tê-lo, em primeiro lugar, nas pessoas. E se no livro revela uma certa insatisfação (apontada por Helena Freitas), trata-se de desassossego, “que é vontade de querer fazer mais coisas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.