Arganil investe 2,5 milhões na rede viária danificada pelo fogo de 2017

Posted by

FOTO DR

A Câmara de Arganil anunciou hoje que vai investir 2,5 milhões de euros na reparação da rede viária danificada pelo incêndio de 2017, incluindo a reposição de 44 quilómetros de guardas metálicas de proteção das estradas.

Esta intervenção na rede viária decorre da candidatura da Câmara Municipal de Arganil ao Fundo de Solidariedade da União Europeia. “Desta candidatura resultou um montante elegível comparticipado de cerca de 3,5 milhões de euros”, informa o município deste concelho do distrito de Coimbra.

“Entre os trabalhos de reparação que vão decorrendo nas estradas municipais, assume particular relevância a instalação de 44 km de guardas metálicas de proteção em zonas desprotegidas e de precipício, permitindo o reforço das condições de segurança rodoviária, agravadas pelo desaparecimento da vegetação”, anuncia a autarquia.

Está ainda prevista a reposição da “sinalização vertical e direcional e das marcas rodoviárias longitudinais contínuas ou tracejadas, proporcionando mais segurança e comodidade de circulação”.

A reposição das camadas de pavimentação, de forma a garantir maior estabilidade das faixas de rodagem, fragilizadas pela passagem da maquinaria pesada utilizada no combate ao incêndio, depois de sujeitas a elevadas temperaturas, e a reparação de elementos de drenagem, para reverter a degradação e a instabilidade dos taludes e muros de suporte das vias municipais, estão igualmente contempladas nas empreitadas que se encontram a decorrer nas freguesias atingidas pelas chamas.

“Há muito aguardado pela autarquia e pelos arganilenses, este apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia, ainda que peque por tardio, vem restabelecer as condições normais de circulação, contribuindo para a valorização do nosso território e para a tranquilidade dos nossos munícipes, utilizadores regulares destas estradas, e dos largos milhares de turistas que visitam o concelho e Arganil”, sublinha Luís Paulo Costa, presidente da Câmara.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.