Opinião: Viva o S. João!

Apraz-me hoje falar sobre as festas são-joaninas que decorreram na nossa cidade. Honrar o padroeiro é uma das facetas políticas e cívicas que as comunidades devem preservar e, neste caso, o nosso edil teve o cuidado de fazer prevalecer a vontade e anseios populares e granjear os seus munícipes com um conjunto variado de atividades de festejos ao santo padroeiro.

Há que reconhecer o trabalho realizado pela autarquia, no seu todo, tendo o cuidado de encher a cidade de luz, som e cor, com as ruas centrais da cidade engalanadas de forma a chamar munícipes e visitantes a usufruir deste espetáculo, dando destaque à feira das freguesias a qual se mostrou um cartão de visitas inultrapassável nestes festejos, com a participação das coletividades e juntas de freguesia, fazendo jus às suas especialidades gastronómicas que são um enlevo para atrair aqueles que nos visitam e a todos os figueirenses, e finalmente, as marchas populares e o esperado fogo-de-artifício, revelaram-se um espetáculo brilhante e colorido, dando uma agradável visão à nossa cidade que deleitou todos quantos o presenciaram, tendo em conta as manifestações audíveis aquando da sua finalização.

Por tudo, a Figueira está grata aos seus governantes por lhe ter sido ofertado tais festejos, permitindo assim manter uma identidade e um reconhecimento de pertença. O saber e a tradição também são formas de sustentabilidade ambiental. Preservando cultura e conhecimento temos a possibilidade de dar um futuro com memória às sociedades vindouras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.