Opinião | Visita ministerial

Posted by

By pass. 10.3.2017: o SOS Cabedelo foi recebido na Comissão Parlamentar do Ambiente. Resultado: a recomendação para que o Governo tomasse medidas no âmbito da protecção da orla costeira e da segurança de pessoas e bens e que desenvolvesse, com carácter de urgência, acções de transposição sedimentar nas barras da Figueira da Foz e Aveiro. Dois anos após, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes disse: o Governo está a estudar a possibilidade da reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente. Conhecida como «bypass», esta é “uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada” antes de se avançar para a sua eventual aplicação.

Carlos Monteiro, mostrou-se optimista pela intervenção em curso no 5º. molhe. Eu, nem por issso… Em 2006 alertei e nunca mais me calei: atente-se, no estado em que se encontra a duna logo a seguir ao chamado 5º. molhe. Foi há quase 13 anos. Eram fáceis de prever as consequências do “falado” prolongamento em 400 metros do molhe norte.
Sardinha.

Na reunião camarária de 20 maio de 2019, Ricardo Silva, vereador, questionou o presidente: que diligências foram feitas pela Câmara Municipal, sobre a quota da pesca para 2019. Monteiro respondeu: “tenho estado com os pescadores e armadores e todos pensamos que é fundamental preservar os stocks. O PSD é apologista da cigarra, enquanto o PS, armadores e pescadores estão do lado da formiga”. A Ministra do Mar, no sábado afirmou: quota «pode aumentar ligeiramente», ainda este ano.

Concluindo: sábado passado S. Pedro, freguesia, não parou com a vinda dos ministros. Nem os problemas deixaram de existir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.