Opinião: A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

O mundo a semana passada

16 Jun DOMINGO SINGAPURA O ministro da defesa da China advertiu que os militares do Exército Popular de Libertação (EPL) agirão para defender as reivindicações do governo de Pequim sobre a ilha Formosa, numa conferência naquele estado cidade. Também, defendeu a criação de instalações militares e de logística no mar da China Meridional, que tem a oposição de vários estados limítrofes e do executivo dos Estado Unidos.

17 Jun SEGUNDA TELAVIVE O executivo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, continua a sua política de expansionismo e ocupação de território. Agora foi a criação e inauguração de um novo colonato hebraico nos montes Golã, território sírio anexado por Israel em 1981, que foi batizado como “Colina Trump”, em honra ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O reconhecimento da soberania israelita dos Montes Golã foi reforçada pelo atual presidente dos EUA.

18 Jun TERÇA MOSCOVO A Rússia aprova lei para suspender tratado nuclear com EUA. O parlamento de Moscovo aprovou a lei para suspender o Tratado de Forças Nucleares, assinado com os Estados Unidos durante a Guerra Fria ( 1987 ). Os últimos tempos tem sido marcados por acusações mútuas. O Pentágono acusa a Rússia de violar o acordo. Moscovo nega e retribui as acusações, uma posição sublinhada pelo , vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

19 Jun QUARTA LUXEMBURGO A União Europeia adia decisão sobre negociações para o seu alargamento. Estão em causa a adesão da Albânia e a Macedónia do Norte. No final do mês passado, a Comissão Europeia tinha recomendado ao Conselho a abertura das negociações para a adesão dos dois países dos Balcãs. Mas no Conselho de Assuntos Gerais, países como a França e a Holanda mostraram-se relutantes a admitir novos membros. Alguns países consideraram o adiamento um risco para a própria União.

20 Jun QUINTA TEERÃO O Irão abateu um drone, no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, e lança acusações aos EUA, que terá violado o seu espaço aéreo e garante que o caso será levado à ONU para demonstrar que tem razão, nas acusações que faz aos norte-americanos. A aeronave não tripulada, um Global Hawk pertencente à Marinha Americana, foi abatida por um míssil terra-ar, da Guarda Revolucionária do Irão. Trump reagiu dizendo que Teerão cometeu um grande erro.

 

 

A acompanhar durante a próxima semana

No Partido Conservador Inglês, agora a escolha é dos militantes entre Boris Johnson e Jeremy Hunt.

Guiné Bissau, continua o impasse para escolha do primeiro-ministro e formação do respetivo governo.

A escolha dos novos dirigentes da U.E. bloqueada, continuam as conversações entre os líderes dos países da União.

A escalada no Golfo Pérsico, a reação político-militar das forças americanas ao abate do drone, no estreito de Ormuz.

A situação na Geórgia, com as manifestações anti-Rússia na capital, Tiblissi, e no parlamento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.