Mostra Espanha com programação cultural em 20 cidades até dezembro

Posted by

A Mostra Espanha 2019 vai decorrer este ano, entre junho e dezembro, em 20 cidades do país, para divulgar o património cultural espanhol através de exposições, música, artes cénicas, conferências e encontros, foi hoje anunciado, em Lisboa.

O evento, este ano em 6.ª edição, com mais de 80 iniciativas, apresenta um programa de atividades culturais para dar “uma visão do dinamismo e criatividade das indústrias culturais espanholas” no momento atual, segundo a organização, que apresentou o programa na Embaixada de Espanha, em Lisboa.

A Cine-Fiesta – Mostra de Cinema Espanhol, uma mostra de fotografia de Quique Jiménez, a exibição da pintura do século XVII “Frei Pedro Machado”, de Francisco de Zurbarán, concertos de Ana Alcaide, do coro La Trova, da Orquestra Sinfónica das Astúrias, espetáculos de Rocío Molina ou Eduardo Guerrero são algumas das propostas do programa que decorre até 31 de dezembro.

Muitos dos eventos e espetáculos estão inseridos em festivais que vão decorrer em várias cidades do país, nomeadamente o Cister Música – Festival de Música de Alcobaça, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, o Festival Flamenco Atlântico e a Quinzena de Dança de Almada.

Entre as exposições, estará, pela primeira vez, a presença do património arqueológico de Espanha, como indicou na conferência de imprensa Adriana Hernández, responsável da Direção-Geral das Indústrias Culturais e Cooperação de Espanha.

Nesse âmbito, o Museu Nacional de Arqueologia acolherá a “Pátera de Titulcia”, um prato em prata da proto-história da Península Ibérica, proveniente do Museu Arqueológico Regional da Comunidade de Madrid, que sai pela primeira vez de Espanha.

Por seu turno, Fernanda Heitor, da Direção-Geral dos Serviços de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), salientou a “cooperação que tem sido realizada entre os dois países, nomeadamente nas áreas dos arquivos e património”.

A responsável salientou que o evento, que também se realiza do lado português, nos mesmos moldes, em Espanha, tem como objetivo “dar a conhecer uma panorâmica mais vasta e abrangente da cultura dos dois países”.

Alcobaça, Almada, Belmonte, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Coimbra, Évora, Guarda, Guimarães, Lagoa, Lisboa, Óbidos, Porto, Penacova, Serpa, Setúbal, Torres Vedras e Vila Franca de Xira são as cidades que este ano acolhem a Mostra Espanha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.