Figueira da Foz: Amanhã é dia de Marchas Populares

Spread the love

Arquivo Jot’Alves

A Figueira da Foz mantém bem viva a tradição do São João e, amanhã e segunda-feira, decorrem os pontos altos dos festejos com o desfile das marchas populares. Tavarede, Vila Verde, Lares (Vila Verde) e Paião, trazem à avenida 25 de abril e ao Coliseu Figueirense, quatro marchas populares a concurso, que mostram o espírito e tradição de cada localidade do concelho.

Trazer a praia para o desfile

A marcha do Grupo Recreativo Vilaverdense conta com cerca de 80 pessoas envolvidas e terá como tema “Olhá barraca, olhá barraca”. Adelaide Cardoso, presidente da direção, referiu que o objetivo, com a escolha deste tema, foi inovar e trazer a praia para o desfile. “A Figueira da Foz é conhecida como um destino balnear de excelência e, como tal, achámos que já era tempo de levar a praia às marchas. Para não falar que a música, letra e coreografia foram elaboradas por vilaverdenses. Em suma, teremos muitas novidades”, concluiu.

Homenagear o mar e os pescadores
A Sociedade Filarmónica Paionense participa, mais uma vez, no desfile das marchas populares e, este ano, tem como tema “Figueira Doce Figueira”. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Ana Bela Santiago, presidente da Sociedade Filarmónica Paionense, referiu que este tema foi escolhido numa homenagem, não só à Figueira da Foz, mas também ao mar e aos pescadores. “No desfile vamos salientar o mar e a pesca, com os nossos arcos a virem representados com as sete traineiras da nossa cidade. Os doces estarão representados nos carrinhos que vamos trazer e nas redes das traineiras, simbolizando a alegria que os pescadores trazem quando chegam a casa”, salientou. A Filarmónica Paionense conta com mais de 100 pessoas envolvidas nas preparações para aquela que é a principal atração na noite de São João.

 

Ler notícia completa da edição de hoje, 22 de junho, sábado, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.