Aprovada candidatura de Mangualde para destruição de ninhos da vespa asiática

Posted by

FOTO DR

A Câmara de Mangualde viu aprovada uma candidatura de apoio financeiro para a destruição dos ninhos da vespa velutina (vespa asiática), tendo auferido o montante máximo de dez mil euros por beneficiário, foi hoje anunciado.

A medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, e visa apoiar financeiramente os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina, indicou a autarquia.

Nos últimos dois anos, a autarquia de Mangualde “tem vindo a resolver as situações dos ninhos identificados pelos seus próprios meios e recursos, tendo contabilizado a destruição de 13 ninhos em 2017 e de 203 ninhos em 2018”.

No entanto, como “o surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente”, tornou-se “fundamental o investimento neste tipo de luta”, justifica a câmara.

One Comment

  1. Uma só vespa velutina é capaz de construir um novo ninho sozinha. As asiáticas são muito industriosas com os seus próprios ninhos. Mas as abelhas de mel não lhes reconhecem qualidades positivas. Sabe-se bem porquê.
    Para as abelhinhas de mel, essas vespas são destruidoras! 🐝

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.