Opinião: Quem é Carlos Monteiro?

Posted by

 

 

Mais do que esmiuçar o Carlos Monteiro do passado ou dissertar sobre o Carlos Monteiro da actualidade, interessa-me perceber o Carlos Monteiro do futuro. Ao contrário de Aguiar de Carvalho, Santana Lopes, Duarte Silva e João Ataíde, que se esqueceram de ser grandes presidentes, Carlos Monteiro pode escrever uma história diferente.

Afirmo-o, não por crença pessoal, mas pelo simples facto de ter chegado agora ao leme. Porque a quem é concedido este início de viagem, lhe é permitido encarar uma de duas rotas. Ou persiste na navegação sem rumo, limitando-se a desviar dos icebergues, pescando um bacalhau aqui ou acolá; ou se prepara e à sua tripulação como se se tratasse de uma oportunidade única – que é! – na vida de um homem, para marcar positiva e inequivocamente, não só o seu próprio percurso, mas acima de tudo o destino dos seus passageiros.

Assim, mais importante que saber quem é ou quem foi, importa perguntar quem será Carlos Monteiro. Poderá vir a ser o melhor presidente dos últimos 40 anos. Se souber ouvir e comunicar com os figueirenses. Se souber ser corajoso nas decisões difíceis. Se souber ser mais gestor que político. Se souber ser exigente dentro de portas. Se souber distinguir prioridades. Se souber assumir erros. Se souber para onde vai. E se souber para onde nos leva.
Carlos Monteiro, ou quem entretanto chegar ao leme, ao contrário dos seus antecessores, poderá ficar na história. Mas mais do que saber – e ainda não sabemos se sabe – é preciso querer. Resta saber se quer. Para não ser apenas mais um.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.