Opinião – Coração e razão. Coimbra a mudar!

Posted by

Coimbra tem vivido ultimamente numa onda de êxitos desportivos, tanto em títulos como em organizações.
Entre esta últimas, o Rally de Portugal assume uma particular importância, dada a sua enorme capacidade de penetração em mercados importantes, para o conhecimento e reconhecimento de Coimbra como cidade de muitas conquistas.
Coimbra é hoje um destino de referência para uma infinidade de países. Fosse mais bem tratada, e, seria além de uma referência de passagem, uma referência de estadia.
Coimbra tem um património cultural inigualável. Falta competência e trabalho, mesmo muito trabalho e dedicação, para lhe dar a dimensão que merece.
Tudo o que as Instituições desportivas e culturais façam pela sua cidade, deveriam merecer o apoio e reconhecimento dos cidadãos.
Não poucas vezes ouvem-se criticas sem justificação aparente ao que a cidade promove e as Instituições fazem.
Coimbra não é, tão só, de uma dimensão nacional.
Coimbra é uma cidade sem dimensão, porque infinita!
Não poucas vezes, durante a minha já longa existência, Coimbra foi prejudicada pela teimosia de alguns.
Coimbra não precisa de “Guardiões do Templo”. Coimbra tem-nos a todos. Aos que cá nasceram e aos que a tornaram como sua. A ninguém deverá ser dada essa prerrogativa!
O desporto deverá ter uma expressão internacional, seja em que modalidade for. A cidade tem de investir fortemente nos jovens, porque serão eles que nos sucederão.
As vozes que se levantam contra tudo a que cheira a modernidade e a mudança… não se ouvem! São vozes de quem “acha” – Portugal é o país do “achismo” – que para a autorização “seja lá do que for” deveria ter a “sua autorização prévia”!
Noutros tempos a autorização prévia passava pelo lápis azul. Outros tempos, outros tempos!
As redes sociais são um alfobre de disparates. Já não me divirto, porque começo a ter pena. Ninguém é digno de tal!
Coimbra pára por causa de Rally de Portugal e os alunos da Universidade não têm aulas? Que raio de importância tem isso? Hoje não é sexta-feira, dia após “noite dos estudantes” e da saída de muitos milhares para a “santa terrinha”?
Que seja um êxito enorme é o que desejo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.