Opinião: BHAG (um)

Posted by
Spread the love

Foi numa formação de design thinking que pela primeira vez contactei com os Big Hairy Audacious Goals (BHAG). O grande, audaz e cabeludo objectivo visa criar dentro de uma organização um foco apontado para um objectivo de médio ou longo prazo, que seja simultaneamente ambicioso e de difícil concretização. Os BHAG são delineados para que internamente seja fomentado um espírito de união de esforços que estimule o progresso em busca desse mesmo BHAG.

Aqui há poucos anos surgiu um brevíssimo apontamento, uma espécie de amostra de campanha, que não terá durado mais que um par de meses, que “denunciava” a Figueira da Foz como a cidade com o melhor pôr de sol de sempre. Ainda não encontrei até hoje local que possa desmentir tal denúncia. O espetáculo aqui proporcionado pelo excelentíssimo astro rei teima em obter sucessivos louvores de excelência, e a Figueira permite apreciá-lo de variadíssimos spots. O BHAG “o melhor pôr de sol de sempre” terá sido vítima de um abandono precoce. Na evidente falta de definição de uma estratégia pensada para a cidade, seria um bom (re)começo.

Com o rio esquecido, o mar cada vez mais distante, a serra num eterno processo de rejuvenescimento, o tecido urbano feito num oito, as freguesias ignoradas (até por nós, escribas!), resta-nos o alento do inesgotável astro em pôr-se bonito para todos nós quase todos os dias.

Haverá BHAGs muito mais importantes para crescermos como concelho. Mas, não havendo nem um só para amostra, não seria de mau tom podermos voltar a lutar pelo título de melhor pôr de sol de sempre.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.