Feira do Livro de Oliveira do Hospital regressa este domingo

Spread the love

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital está de regresso este domingo com atividades para diferentes públicos a complementar a presença das livrarias e papelarias da cidade, assim como das editoras representadas. De 26 a 29 de maio, é possível visitar o certame no largo Ribeiro do Amaral, entre as 10H00 e as 22H00.

Como é habitual nesta feira organizada pelo município, cada dia do evento é dedicado a um público específico,”num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural proporcionada pela programação do certame”, refere a autarquia em comunicado. Pretende-se também incentivar às compras  no comércio local sendo que as bancas presentes vão praticar um desconto de 20 por cento, indica ainda o comunicado.

 

Literatura Oral e Tradicional

A abertura e inauguração oficial acontece domingo, às 14H30, dia dedicado à Literatura Oral e Tradicional e durante o qual será promovido um encontro de escritores/autores concelhios. Francisco Moita Flores é o autor convidado que apresentará o seu recente livro “O Mistério Caso de Campolide” no dia inaugural que será também de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição biográfica multimédia e dramatização do seu conto “Retrato de Mónica”. Atuação da Tuna Penalvense e da Banda STIV complementam a programação do dia.

 

2.º e 3.º CEB e do Secundário

No dia seguinte, 27 de maio, a programação é dedicada aos alunos do 2.º e 3.º CEB e do Secundário que abre com a dramatização do conto “Retrato de Mónica”, encenação de José Carlos Completo e representação pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais. Alunos dos cursos da Eptoliva vão dinamizar várias iniciativas como leitura de poemas de Camões; textos da poetisa Sophia; e exposição “Fotografar a Ler”. Entidades como a Biblioteca Municipal da Sertã (“Manifesto Anti-Leitura” de José Fanha e “Auto da Vida e da Morte” de António Aleixo); a Quinta S. José Residência Sénior (peça de teatro “Abram alas para a alegria”); e várias IPSS concelhias vão também dinamizar diversas atividades.

“Dia 15” é o livro do dia, uma edição da Rádio Boa Nova, cuja apresentação decorrerá pelas 15H00. Destaque ainda para o showcooking “Cozinha Sustentável – Poupar mais Comer melhor” com o chef João Quaresma, no âmbito do Dia da Gastronomia Portuguesa, e a final do Concurso de Leitura em Voz Alta, com alunos do AEOH (20H30).

 

1.º CEB

No dia dedicado ao 1.º CEB (28 de maio) marcará presença a autora Carmen Zita Ferreira que fará uma leitura encenada do seu livro “Roubar ao Mar”. Numa programação pensada para os mais novos haverá ainda “Livros em Movimento” com jogos tradicionais com livros; a “Melodia das Letras” pelas Bibliotecas; hora do conto e ainda a inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito da AEC “Oficina do Território”.

Ao final da tarde, sessão de entrega dos diplomas do Centro Qualifica do AEOH e um showcooking para crianças com a colaboração da Arcial. Às 20H30, os autores concelhios Alice Gouveia, Lucinda Maria e Rodrigues Gonçalves juntam-se numa mesa redonda para apresentar os seus mais recentes livros, seguindo-se a atuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

 

Pré-escolar

O último dia da Feira do Livro é dedicado ao pré-escolar e a escritora Carmen Zita Ferreira fará a leitura encenada da sua obra “Dois Dedos de Conversa”. Jogos tradicionais “Livros em Movimento; hora do conto com “Estórias de Encantar” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Cascais e a exposição “Brinquedos com materiais reciclados”, elaborados pelos pais/encarregados de educação da Casa da Obra farão certamente as delícias dos mais pequeninos.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.