Luís Bittencourt leva “Sons de Resistência” ao Convento São Francisco

Spread the love

DR

“ “Sons de Resistência” é o título do mais recente concerto de Luís Bittencourt e um dos seus projetos mais arrojados até a data. No próximo dia 16, o músico brasileiro a residir no Porto, atua na Antiga Igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra.

“Na contemporaneidade de um mundo globalizado, conectado e tecnológico, e afetado por diferentes problemas sociais e formas de opressão, as práticas de resistência surgem como linhas desobedientes que questionam os princípios de ordenação e conservação que regem diversos aspetos da vida em sociedade”, refere o artista. Contudo – acrescenta – “a música e arte possuem a capacidade de alcançar lugares na mente humana em que a opressão não alcança, fortalecendo a capacidade de resistir com a potência para atravessar instituições e organizações, questionando seus modos de funcionamento ou criando outros significados”.

É isso o que  Luís Bittencourt pretende, através da música, que chega agora a Coimbra: “resistir às fronteiras que segregam pessoas e culturas. Resistir à opressão das identidades. Resistir às injustiças e desafios do mundo contemporâneo através da arte, fazendo música com aquilo que se tem à mão, seja um instrumento musical requintado ou objetos vulgares como uma palete de madeira ou sacos plásticos. Resistir aos ideais estéticos (e, por vezes, estáticos!) dominantes que separam sons musicais de sons não-musicais, música e ruído, entre outras formas”.

Notícia completa na edição impressa desta quinta-feira, 9 de maio, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.