Coimbra: Sindicato acusa CHUC de arrastar casos de assédio moral a médicas

Posted by
Spread the love

FOTO ARQUIVO DB/LUÍS CARREGÃ

O SMZC – Sindicato dos Médicos da Zona Centro acusa a administração do CHUC de nada fazer nos casos de assédio moral no trabalho a médicos. Em concreto, cita dois casos (uma médica de Imunohemoterapia e uma de Neurocirurgia), denunciados há mais de um ano, “ainda sem qualquer solução à vista”.
Em comunicado, o SMZC dá conta que ambas as médicas, regressadas após a licença de maternidade, foram “afastadas da sua área de diferenciação por imposição dos superiores hierárquicos, forçando o seu isolamento face a outros colegas e estando sujeitas a comportamentos humilhantes, vexatórios e atentatórios”.
São atitudes que, segundo o SMZC, “têm ocorrido de forma sistemática e reiterada com consequências gravosas na saúde física e psíquica das trabalhadoras médicas, bem como na sua vida pessoal, familiar, social e profissional”.
Um dos casos foi denunciado pela primeira vez em março de 2018, tendo dado entrada queixa formal em setembro de 2018 com apoio do gabinete jurídico do SMZC.
O comunicado do sindicato afeto à CGTP-IN adianta que o assunto foi novamente abordado em reunião com conselho de administração do CHUC em 22 de fevereiro de 2019, tendo o respetivo presidente informado ter remetido a situação para o Gabinete de Prevenção de Assédio Moral e Sexual.

Notícia completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.