Ascendi reforça segurança da A25 em Aveiro junto a nova via ciclável

Posted by
Spread the love

CM Aveiro

A Câmara de Aveiro anunciou que a concessionária da A25, a Ascendi, deu por concluído o reforço da segurança no troço de autoestrada contíguo à nova Via Ecológica Ciclável, correspondendo a um investimento de 145 mil euros.

“Esta intervenção surgiu após solicitação da Câmara Municipal de Aveiro, pelo facto de o primeiro troço do novo percurso da Via Ecológica Ciclável utilizar o caminho pedonal junto à A25, na ligação do Canal de São Roque ao Cais da Ribeira de Esgueira, aumentando as condições de segurança de quem nela circula”, refere um comunicado da autarquia.

A Via Ecológica Ciclável, que permite uma melhor fruição das paisagens da Ria de Aveiro, tem, no Município de Aveiro, uma extensão de aproximadamente 7,5 quilómetros, ligando o Canal de São Roque, no centro da Cidade, junto à A25, à localidade de Vilarinho, na margem sul do Rio Novo do Príncipe, acompanhando a Ria pela Ribeira de Esgueira, Mataduços e Póvoa do Paço.

Conhecida já como o passadiço da Ria, a via é considerada pela Câmara de Aveiro “um sucesso”, devido ao elevado número de pessoas que dela se servem e servindo já de ponto de atração turística.

Segundo a Câmara de Aveiro a sua construção correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros, “suportado apenas pelo orçamento municipal, devido a não estarem disponíveis fundos comunitários para esse tipo de intervenções”.

A Via Ecológica Ciclável integra o projeto global da Polis Litoral Ria de Aveiro com uma extensão de 48 quilómetros que se desenvolve em dois percursos: o primeiro entre Estarreja, Albergaria-a-Velha e Aveiro, totalizando uma extensão de 23 quilómetros, e o outro com 25 quilómetros, a ligar os municípios de Vagos, no termo do distrito de Aveiro, e de Mira, este último pertencente já ao distrito de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.