Seminário debate valorização do Queijo do Rabaçal em Penela

Posted by

O Município de Penela organiza amanhã o Mercado do Queijo e dos Romanos, na vila do Rabaçal, que inclui o I Seminário Queijo do Rabaçal DOP.
Segundo o presidente do município, Luís Matias, o seminário conta também com a participação das entidades responsáveis pelas denominações de origem protegida (DOP) de Beira Baixa e Serra da Estrela.
“O evento, promovido no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, vai abordar temas de elevada importância para a fileira da produção do leite e do queijo e o seu papel na estratégia de desenvolvimento rural”, salientou.
O seminário conta com a participação de especialistas ligados ao setor, com o objetivo de serem “partilhadas boas práticas e soluções”.

Mercado do Gado avança
Relativa à DOP do Rabaçal, o autarca de Penela referiu que o principal problema na cadeia de valor passa pela escassez de pastagens e matéria-prima (leite) para a produção do queijo.
De acordo com Luís Matias, o município procura estimular os produtores com escolas de pastores e projetos para auxiliar o desenvolvimento de modelos de negócio associados ao maneio do gado e produção de leite.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.