Plano de Contingência de Saúde da Região Centro para o verão entra quarta-feira em vigor

Posted by

O Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão – Região Centro 2019 entra quarta-feira em vigor, prolongando-se até dia 30 de setembro, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O documento contém as “orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco, e a gestão desse risco, à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção individual e a adequação dos serviços de saúde para uma resposta pronta e eficaz ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada”.

“O objetivo principal consiste em prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular – idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas e pessoas que trabalham ao ar livre, por exemplo”, refere o comunicado da ARSC.

Ao mesmo tempo, o plano pretende “minorar outros fenómenos com impacto na saúde cuja frequência pode aumentar no verão, como os incêndios, afogamentos, acidentes ou toxi-infeções alimentares coletivas”.

“A hidratação e a manutenção do conforto térmico são medidas/recomendações a implementar, em particular junto das populações mais vulneráveis e dos referidos grupos de risco”, lê-se na nota.

A ARSC recorda que “Portugal tem sido afetado, ao longo dos últimos anos, por fenómenos climáticos extremos e, decorrente da sua localização geográfica, pode considerar-se um dos países europeus mais vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos”.

“Estas alterações de frequência e intensidade dos fenómenos climáticos extremos, que ocorrem com frequência na primavera/verão, sendo uma ameaça para a saúde pública, podem produzir efeitos graves na saúde humana, com um potencial aumento da morbilidade e aumento da procura dos serviços de saúde”, adverte o comunicado.

O Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão – Região Centro 2019 está disponível na Internet na página oficial da ARSC (www.arscentro.min-saude.pt).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.