Mira investe 354 mil euros na recuperação dos antigos viveiros da Barrinha

Posted by

FOTO DB/JOT’ALVES

Mira vai investir 354 mil euros na requalificação dos viveiros da Barrinha, após um longo processo negocial com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que culminou numa candidatura bem-sucedida a fundos comunitários.

“Foi um processo demorado, mas que irá transformar completamente aquela zona”, explica o presidente do município, Raul Almeida. O autarca sublinha que foi preciso negociar a cedência da gestão dos viveiros com o ICNF e depois assegurar financiamento para a intervenção, através de uma candidatura ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

A comparticipação do FEAMP será de 301 mil euros, cabendo à Câmara de Mira assegurar a verba em falta. As obras arrancam num prazo de três meses, provavelmente ainda durante a época balnear, devendo ficar concluídas em dezembro.

O acordo com o ICNF só foi possível depois de o Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, o decreto que procede à exclusão e submissão de áreas ao regime florestal parcial, que alterou o fim de parcelas situadas no perímetro florestal das Dunas e Pinhais de Mira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.