Lousã associa Festival do Cabrito aos 45 anos do 25 de Abril

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Treze restaurantes participam no Festival Gastronómico do Cabrito da Lousã, que começa hoje e termina no dia 1 de maio, com algumas iniciativas associadas às comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.

“A inovação não se esgota na estratégia da autarquia, estando presente lado a lado com a tradição nas ementas dos restaurantes aderentes”, refere em comunicado a Câmara Municipal, presidida por Luís Antunes.

Ao longo de oito dias, os apreciadores da gastronomia tradicional têm ao seu dispor diversos pratos à base dos caprinos jovens, como cabrito assado, no alguidar, grelhado, ensopado, à moda da serra ou à moda do ‘chef’, diversidade que “certamente agradará até aos mais exigentes”, acrescenta.

Para a 14.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito, organizado pelo município com apoio de várias entidades públicas e privadas, o programa “apresenta como inovação o sorteio de um cabaz promocional com produtos do concelho” por restaurante, além de um sorteio a encerrar a iniciativa para um fim de semana num alojamento da Lousã.

Segundo a nota, “as experiências únicas não se esgotam na gastronomia de alto nível, podendo ser complementadas” por visitas aos cinco lugares que integram a rede turística Aldeias do Xisto – Candal, Cerdeira, Casal Novo, Talasnal e Chiqueiro – ou ao castelo medieval, em plena Serra da Lousã, cujas obras de requalificação são inauguradas no sábado.

A autarquia sugere ainda, designadamente, visitas às ermidas e piscinas naturais da Senhora da Piedade, junto ao castelo, e caminhadas nos percursos pedestres.

“Os mais ávidos pelas letras podem ainda acompanhar o ‘Licor Beirão’ ou o ‘Vinho de Foz de Arouce’ com poemas de diversos poetas e poetisas alusivos ao 25 de Abril e à liberdade, (…) com as mesas a terem disponíveis postais com imagens da Revolução de Abril no concelho”, em 1974, sendo também declamada poesia nos restaurantes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.