Festival Ilustração à Vista monta andaime de quatro andares em Ílhavo

Posted by
Spread the love

FOTO DR

Um andaime de quatro andares vai ser erigido na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, para construir o espetáculo “La Tortue de Gauguin” pela companhia francesa Lucamoros, no âmbito do festival Ilustração à Vista.

De quinta a domingo, o Município de Ílhavo mostra a ilustração em “distintas e até improváveis” expressões artísticas, através do festival organizado pelo projeto cultural 23 Milhas.

O andaime de “La Tortue de Gauguin” é uma das “fachadas” da terceira edição do Ilustração à Vista, que condensa em torno da ilustração um conjunto de exposições, oficinas, teatro e teatro de rua, dança, performances diversas, música e concertos.

“Tudo se conjuga em torno da ilustração como representação de paisagens que podem ser abstratas ou figurativas. Há países dançados, andaimes poéticos e espetáculos construídos pelo próprio público. Não é só uma questão de ver, é uma questão de ir ao encontro”, refere um texto da organização, alusivo ao festival, cujas atividades, na maioria gratuitas, se repartem entre Ílhavo e a Gafanha da Nazaré.

A edição deste ano é marcada por “três estreias nacionais, duas estreias absolutas e dois concertos únicos orientados para a fusão da ilustração com a música”.

Uma das estreias nacionais é a do novo espetáculo de Rafael Alvarez, “Na Onda de Distância”, que já passou pelo Japão, e onde se junta à bailarina Yuta Ishikawa.

Júlio Resende apresenta o seu espetáculo “Cinderella Cyborg”, num concerto em que conta com o contributo da “Imagem e movimento”, de Nuno Barbosa, realizador de dois dos seus ‘videoclips’.

Os Orelha Negra comemoram dez anos num espetáculo em que a experiência é exponenciada pela imagem, e Gustavo Ciríaco estreia o seu novo trabalho, “Entre Cães e Lobo”.

De Itália chega a companhia de teatro Stalker, que leva a Ílhavo os espetáculos “Steli” e “Prospero”, sendo o último uma nova criação em estreia.

“O Ilustração à Vista cumpre o objetivo de criar espaço público, promover experiências improváveis em lugares comuns e encorajar a comunidade a pensar o seu papel no território”, salientam os organizadores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.