Câmaras municipais podem hoje candidatar-se a nova fase de “wi-fi” financiado por Bruxelas

Posted by

As câmaras municipais podem submeter hoje, a partir das 12H00, a sua candidatura para instalarem internet gratuita em locais públicos, no âmbito da segunda fase da iniciativa WiFi4EU da União Europeia.

O prazo de candidaturas começa hoje às 12H00 e termina na sexta-feira, às 16H00, indica a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações em comunicado.

Trata-se da segunda fase de candidaturas para a qual a Comissão Europeia (CE) tem um orçamento total de 51 milhões de euros.

No total serão atribuídos 3.400 vales pelos municípios europeus, no valor de 15 mil euros cada um.

A ANACOM explica que o critério de seleção dos municípios a quem serão atribuídos ‘vouchers’ é o da “ordem de chegada” da candidatura no portal.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia que visa “proporcionar acesso à internet de alta qualidade” a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

O objetivo é contribuir para a redução da exclusão digital, sobretudo em comunidades de áreas rurais e locais remotos, e aumentar o acesso aos serviços públicos ‘online’ que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais, explica a ANACOM.

O WIFI4EU é uma iniciativa da Comissão Europeia, com uma dotação de 120 milhões de euros até 2020, que visa promover o acesso à internet sem fios, de forma gratuita, nos espaços públicos europeus.

Os 127 municípios que receberam ‘vouchers’ na primeira fase do programa não se poderão candidatar agora.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.