Parlamento unânime no pesar pela morte do médico e academista Vítor Campos

Posted by

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do médico e antigo jogador de futebol da Académica Vítor Campos, destacando também a sua luta pela liberdade e democracia antes do 25 de Abril.

Vítor José Domingos Campos, nascido em Torres Vedras, em 11 de março de 1944, licenciou-se em medicina pela faculdade da Universidade de Coimbra em 1971 e “notabilizou-se como jogador da Associação Académica de Coimbra, vestindo esta camisola durante 13 épocas consecutivas”.

“Durante este período, sagrou-se vice-campeão nacional na época de 1966/1967 e jogou duas finais da Taça de Portugal, em 1967 e em 1969. Foi internacional pela Seleção Portuguesa de Futebol. Nessa qualidade, Vítor Campos foi um dos maiores símbolos da Académica, onde se estreou em 1963 e onde realizou 345 jogos”, lê-se no voto apresentado pelo PS.

No texto é ainda referido que Vítor Campos destacou-se “como jogador-estudante, sendo um dos símbolos da cidade de Coimbra e da Académica no tempo em que esta também era um símbolo importantíssimo da luta pela liberdade e pela democracia”.

“Neste contexto, ficou célebre a já referida final da Taça de Portugal contra o Sport Lisboa e Benfica em 1969, em que participou e em que este jogo se tornou numa das maiores e mais importantes manifestações contra a ditadura, devido ao seu enquadramento no contexto da Crise Académica de 1969”, lê-se ainda no voto.

No texto aprovado pelo parlamento é ainda salientada a “dimensão humana” de Vítor Campos no exercício da profissão de médico.

“Com a especialidade de anestesista desenvolveu a maior parte da sua carreira ao serviço do Hospital da Universidade de Coimbra. Vítor Campos manteve toda a vida uma postura de grande solidariedade, de rara lealdade e de exemplar civismo, que permitirão lembrá-lo sempre como uma referência por todos aqueles que com ele privaram”, é acrescentado.

One Comment

  1. Pingback: Parliament unanimously in regret over the death of doctor and academician Vítor Campos | Portugal´s News

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.