Opinião: A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

17 Mar DOMINGO MAPUTO O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, prevê que possam ter morrido cerca de 1.000 pessoas, com a passagem do ciclone Idai. Nyusi sobrevoou algumas das áreas mais atingidas, nomeadamente a zona da cidade portuária da Beira ( 500.000 habitantes), onde os ventos atingiram 180 km/h. A grande maioria dos edifícios daquela cidade foram danificados, tendo muitas pessoas perdido as suas casas. A ajuda à população está a ser dificultada pela destruição das vias terrestres e comunicações.

18 Mar SEGUNDA UTREQUE Ataque terrorista na Holanda faz três mortos e cinco feridos. Um homem, de 37 anos e nascido na Turquia, disparou de forma indiscriminada num elétrico, onde as pessoas se deslocavam para o trabalho ou para a escola, tendo sido posteriormente detido juntamente com mais dois suspeitos. O nível de alerta máximo foi revisto: voltou ao nível 4, o segundo mais grave de uma escala de cinco. O presidente da câmara de Utreque, Jan van Zanen, considerou um dia negro para a cidade de Utreque.

19 Mar TERÇA WASHINGTON O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, visita os Estados Unidos, tendo-se encontrado com o seu homologo Donald Trump, na Casa Branca, durante 20 minutos a sós, seguido de almoço. A admiração por Trump levou Bolsonaro a romper com a tradição e a não se estrear com uma viagem à Argentina, como tem sido a tradição dos seus antecessores no Palácio do Planalto. Bolsonaro e a sua comitiva vão discutir o acordo de utilização pelos EUA da base militar de Alcântara para lançamento de foguetões.

20 Mar QUARTA BRUXELAS Theresa May pede à UE o adiamento do “Brexit” até 30 de Junho. A Primeira-ministra britânica exclui prorrogação prolongada da saída, depois de ter prometido esse cenário aos deputados do Parlamento Britânico, cedendo, assim, à forte pressão da ala eurocética do Partido Conservador. Mas Jean-Claude Juncker, diz que o limite para adiamento curto é 23 de maio, por causa das eleições europeias, a 26 de maio. Também, alertou para as potenciais dificuldades institucionais e a incerteza jurídica que um divórcio a 30 de Junho acarreta.

21 Mar QUINTA SÃO PAULO O antigo presidente do Brasil, Michel Temer, foi detido pela polícia em São Paulo, no âmbito da operação “Lava Jato”, e levado para o Rio de Janeiro, onde ficou em prisão preventiva. A detenção foi ordenada pelo tribunal do Rio de Janeiro e terá a ver com a delação premiada de Lucio Funaro, que terá ajudado a transferir 2,3 milhões de euros da construtora Odebrecht para a campanha do MDB, o partido do ex-presidente. Temer foi presidente do Brasil desde a impugnação de Dilma Rousseff em 2016 até à tomada de posse de Bolsonaro.

22 Mar SEXTA NEW YORK Tudo leva a crer, estar iminente a candidatura do ex-vice-presidente americano Joe Biden às fileiras de candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos. Biden será o único candidato para a Casa Branca com uma filosofia de política externa com provas dadas. Dos candidatos atualmente existentes, nenhum tem um discurso de rigor para a politica externa dos EUA, e que combata a política errante do atual Presidente que representa uma ameaça sem precedentes aos valores da sociedade no mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.