Cinco asiáticos em situação irregular identificados pelo SEF em Montemor-o-Velho

Posted by

Cinco cidadãos asiáticos em situação irregular em Portugal foram identificados entre os trabalhadores de duas explorações agrícolas de produção de frutos vermelhos, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Em comunicado enviado à agência Lusa, o SEF afirma ter realizado esta semana uma operação de fiscalização naquele município do Baixo Mondego “em duas explorações agrícolas dedicadas à apanha de frutos vermelhos”, tendo identificado “mais de 50 trabalhadores, 21 dos quais de nacionalidade estrangeira, na maioria oriundos da península indostânica [constituída por países como a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka ou Nepal, entre outros]”.

Dos 21 trabalhadores estrangeiros identificados, “constatou-se estarem cinco em situação documental irregular em território nacional, tendo quatro deles sido notificados para abandono voluntário do país no prazo de 20 dias”, refere a nota do SEF.

Acrescenta que a situação do quinto cidadão estrangeiro identificado em situação irregular está a ser avaliada “na medida em que poderá reunir condições para se regularizar”.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras acrescenta que à entidade patronal que tinha ao seu serviço os trabalhadores “sem estarem habilitados ao exercício de atividade profissional assalariada foi instaurado um procedimento contraordenacional cuja coima pode ir até aos 10 mil euros”.

A operação do SEF contou com a colaboração de elementos da Autoridade para as Condições do Trabalho, Instituto da Segurança Social e Autoridade Tributária e Aduaneira.

One Comment

  1. Zé da Gândara says:

    Há uns tempos, o querido líder, depois de falhar a industrialização do concelho e numa altura que já se virava para a agricultura para colher mais uns likes e uns votos, aparecia numa foto tirada pelos foto-jornaleiros sebentos do pasquim que o promove, num vão de escada que embala produtos agrícolas… Agora que pelos campos do Mondego também já se pratica fenómenos que se verificaram há tempos no Alentejo, fica caladinho?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.