Banda “The Gift” apresenta novo disco “Verão” a 17 de maio no TAGV

Posted by

Os The Gift preparam-se para editar um novo álbum, “Verão”, nascido do “impulso” de fazer um disco “simples” e “gravado rapidamente”, mas que, entretanto, ganhou “músculo” e se revelou uma obra mais ambiciosa do que o previsto.

“Rapidamente, quando comecei a gravá-lo, percebi que o disco tinha potencial para ser mais ambicioso que um disco de piano e voz”, contou à agência Lusa o compositor Nuno Gonçalves.

“Verão”, a editar no fim do mês, nasceu de um “impulso semelhante” ao verificado na gravação de “Primavera”, disco de 2012, gravado em poucos dias no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, onde a banda se isolou naquela altura.

A ideia foi, este ano, fazer novamente um “disco simples, gravado rapidamente” e “onde o lado íntimo estivesse muito presente”.

“Não queria fazer a ‘Primavera’ parte dois, queria fazer o ‘Verão’. Ainda que melancólico, é um disco um bocadinho mais musculado, mais rítmico. Estamos desde o dia 08 de janeiro a trabalhar nele 12, 14, 16 horas por dia”, declara o músico alcobacense.

Para ajudar na produção, e também em parte da composição, o grupo voltou a recorrer ao produtor Brian Eno, que já havia colaborado com a banda no anterior “Altar”, de 2017.

Eno, confidencia Nuno Gonçalves, esteve para ir a Alcobaça, “mas decidiu este ano não andar de avião”, tendo, mesmo assim, procurado possibilidades de comboio para chegar do Reino Unido a Portugal. Nuno Gonçalves, a vocalista Sónia Tavares e o engenheiro de som da banda acabaram por se deslocar a terras britânicas.

“Verão” inclui duas faixas em português, nomeadamente o tema-título, que será o primeiro ‘single’ do disco.

Os The Gift assinalam este ano 25 anos de carreira, estando atualmente na estrada – ao mesmo tempo que dão os últimos retoques no novo disco – com a digressão “Primavera/Verão”, que os levará a teatros de todo o país até meados de maio. Coimbra acolhe concerto no dia 17 de maio, tendo a escolha recaído no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.