RC Lousã desfalcado triunfa em Santarém

Spread the love

João da Franca

Na 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, o RC Lousã conquistou a 12.ª vitória na prova após bater, no Campo da Escola Prática de Santarém, o RC Santarém por 39-17. A equipa lousanense apresentou-se em Santarém desfalcada de cinco elementos, entre os quais três estrangeiros.

Os primeiros 10 minutos foram equilibrados, com a formação de Santarém a adiantar-se no marcador aos 5’, na conversão de uma penalidade (3-0). Cinco minutos volvidos, à passagem do 8.º minuto, os escalabitanos aproveitaram uma má receção do médio de abertura lousanense e, no contra-ataque, alcançaram o seu primeiro ensaio, conseguindo ainda converter o pontapé de transformação. A vantagem dos locais aumentava as para 10 pontos (10-0).

Só a partir dos 15 minutos é que os beirões começaram a assumir as despesas do desafio. Aos 20’, após uma mêlée a 15 metros da área de validação e na jogada de três quartos seguinte, o RC Lousã conseguiu um ensaio e a respetiva transformação, reduzindo a desvantagem no marcador (10-7). Em seguida, no 23.º minuto, na transformação de uma penalidade, os lousanenses empatavam o marcador (10-10).

Foi já próximo do intervalo que o RC Lousã passou para a frente no marcador. Aproveitando uma penalidade falhada pelo RC Santarém, no pontapé de recomeço, a equipa beirã colocou a bola no meio campo adversário e desenvolveu a jogada até alcançar novo ensaio e a respetiva transformação. Em tempo de intervalo os visitantes venciam por 17-10.

No recomeço da 2.ª parte, a superioridade física lousanense veio ao de cima e, após uma penalidade aos 2’, que deixou o resultado em 20-10, os pupilos de Luciano (Lucho) Guardiola marcaram mais dois ensaios, 5’ e 15’, colocando o resultado nuns confortáveis 32-20.

Já com o ponto de bónus ofensivo provisório, os lousanenses mantiveram a pressão, mas sem demonstrarem o domínio do início do 2.º tempo e só aos 33’ voltaram a pontuar, dilatando a vantagem para 19 pontos (39-10).

Notícia completa na edição impressa do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.