Opinião: Diálogos conseguidos

Posted by

Uma vez por mês, desde setembro p.p., têm-se vindo a realizar no Auditório do Museu Municipal, Diálogos ComSentidos, “um projecto de reflexão e partilha, pluri e inter-confessional”. Têm sido Diálogos conseguidos e com sentido: ricos, inquietantes, profundos, enriquecedores e bem moderados. Este acontecimento (evento é outra coisa…) tem proporcionado momentos que ultrapassaram as previsões e tem merecido a aderência e a participação do público. Com esta iniciativa, realizada com pouco esforço do erário público, a Figueira tem mostrado que consegue realizar acontecimentos que valem a pena.

O debate, em todas as 6 sessões já realizadas, teve como protagonistas pessoas cultas, sensatas e inteligentes, que souberam relativizar e ultrapassar, com elevação e civismo, as diferenças de pontos de vista, num quadro mais geral de discussão não fulanizada de ideias e convicções. Felicito os promotores (António Carraco dos Reis, Pastora Sandra Reis, Pastor João Pereira, Padre Álvaro Pacheco, André Jesus e Adelaide Sofia).

A 7ª. sessão está programada para as 21 horas e 30 minutos do próximo dia 15 de março. O tema será “A sustentabilidade”. Até abril próximo, data da última conferência, deixemo-nos de diálogos de surdos. Quando não dominamos as matérias, não devemos temer a ajuda dos outros para nos auxiliarem a compreender o sentido das coisas. Esta atitude, apenas nos engrandece. Longe de ser um sinal de fraqueza, apenas demonstra inteligência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.